O Goldenseal, uma planta em extinção devido a extrema comercialização, conhecida como antibiótico natural. As hastes subterrâneas secas (rizomas) e as raízes desta planta são usadas para fazer chás, extratos líquidos, comprimidos e cápsulas, bem como produtos naturais de cuidados da pele. As potentes propriedades de Goldenseal são principalmente devido aos alcaloides berberina, e hidrastina. Estes alcalóides fitoquímicos produzem um poderoso efeito adstringente nas membranas mucosas, reduzem a inflamação e têm efeitos anti-sépticos.
A berberina também é ativa contra a diarreia.
Utilizações
Goldenseal é usado como anti-séptico para feridas na boca, olhos inflamados e doloridos, feridas, irritação de pele e infecções vaginais.Os usos tradicionais de hoje do goldenseal se expandiram para incluir o tratamento natural e prevenção de resfriados, infecções do trato respiratório, alergias, infecções oculares, problemas digestivos, aftas, vaginite, infecções do trato urinário e até câncer.
Também, é utilizado para o tratamento de indigestão e diarréia. Em dois estudos, relativamente bem desenhados, a berberina isolada reduziu a diarreia.
Possíveis efeitos colaterais e interações com drogas
Goldenseal pode causar muitos efeitos colaterais, incluindo irritação e transtornos gástricos, contrações do útero, icterícia em recém-nascidos e piora da pressão alta (hipertensão).
Se for consumido em grandes quantidades, pode causar convulsões e insuficiência respiratória, além de afetar a contração do coração.
Goldenseal pode interagir com drogas que previnem coágulos sanguíneos (como a varfarina ).
As mulheres que estão grávidas ou que amamentam, os recém nascidos e as pessoas que sofrem de doença cardíaca, uma doença convulsiva ou problemas de coagulação sanguínea não devem tomar Goldenseal.
Créditos imagem:
<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background image created by 4045 – Freepik.com</a>