Olá pessoal o objetivo deste post é falar sobre prevenção e promoção à saúde, pois como dizia minha vó: prevenir é o melhor remédio.

O objetivo da promoção da saúde é a prevenção de doenças que podem reduzir os anos de vida perdidos por mortalidade prematura além de garantir uma melhor qualidade de vida aos anos que restam. Como a população mundial está vivendo mais a prática de atividades relacionadas a promoção em saúde são ainda mais importantes porque estes indivíduos poderão melhorar a qualidade de vida nos anos vindouros.

O que se observa de acordo com pesquisas é que o grupo de indivíduos acima dos 80 anos, podem ter um pouco de dificuldade com a pratica da promoção à saúde, como o controle de colesterol, pratica de exercícios físicos, exames de diagnóstico precoce para algumas doenças, como sangue oculto nas fezes (utilizado em casos de suspeita de câncer colo retal entre outros do sistema intestinal), bem como na realização de mamografia (utilizada na prevenção de câncer de mama) e o papanicolau (utilizado na prevenção de colo de útero).

Este fato pode ser explicado, pois muitas vezes os mesmos não são orientados pelo profissional de saúde, bem como pela insuficiência de serviços diagnósticos que possam atender esta demanda populacional.

No entanto, os profissionais de saúde devem considerar uma abordagem individualizada para promoção da saúde e prevenção de doenças direcionada ao idoso à fim de que o mesmo possa tomar suas próprias decisões sobre a participação nestas atividades.

As atividades de promoção da saúde e prevenção da doença incluem a prevenção primária – a prevenção da doença antes que ela ocorra – e prevenção secundária – a detecção da doença numa fase precoce à fim de evitar danos irreparáveis no indivíduo.

No que diz respeito à prevenção primária, todos os adultos mais velhos devem receber as vacinas recomendadas pelo calendário vacinal. As recomendações atuais para prevenção secundária sugerem que os idosos devem ter pelo menos um exame de exame de sangue e de próstata oculto nas fezes anual.

A Associação americana de câncer recomenda mamografias anuais para todas as mulheres com idades a partir dos 40 a 50 anos. Esta seria uma forma de detectar precocemente o câncer de mama e iniciar o tratamento sem grandes danos à mulher. Um estudo recente apresentado à um jornal médico americano que estudou quase 10.000 acima de 65 anos relatou que a recentemente que a mamografia regular, reduziu o risco de mortalidade por câncer de mama, mesmo para aquelas idades 85 anos ou mais.

Exercícios regulares, redução dos níveis de colesterol e monitorização da pressão arterial podem melhorar o estado geral de saúde e aptidão física de indivíduos maduros. Especificamente, esses benefícios incluem o aumento da potência aeróbia, força, equilíbrio, flexibilidade e prevenção de problemas médicos graves como fraturas, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

Sendo assim se você estiver entrando ou já está na melhor idade, não se esqueça de que prevenir sempre foi melhor que remediar….

Faça exames periódicos, procure seu médico em casos de anormalidade, ou outro profissional de saúde ele poderá lhe ajudar e orientar sobre a melhor forma de manter sua saúde em dia.

Fiquem em paz e até a próxima.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *