Para funcionar corretamente, todas as células e órgãos do nosso corpo precisam de água e neste post iremos abordar os benefícios deste líquido ao nosso corpo. Vamos a eles:

  1. Lubrifica as articulações

A cartilagem, presente nas articulações e nos discos intervertebrais, contém cerca de 80% de água. A desidratação a longo prazo pode reduzir a capacidade de mobilidade das articulações, levando a dores.

  1. Ajuda na formação de saliva e muco

A agua promove a produção de saliva que ajuda a digerir os alimentos e mantém a boca, o nariz e os olhos úmidos

  1. Fornece oxigênio por todo o corpo

O sangue é composto de 90% de água e tem como função o transporte de oxigênio para as diferentes partes do corpo.

  1. Melhora a saúde e a beleza da pele

A água mantem a pele hidratada,  pois com o envelhecimento, a pele vai perdendo elasticidade, hidratação e oleosidade. Essas mudanças fazem com que a pele fique mais fina, frágil e consequentemente mais vulnerável a infecções, lesões e agravos dermatológicos.

  1. Regula a temperatura do corpo

A água armazenada nas camadas intermediárias da pele auxilia na produção de transpiração, evaporando, mantendo a temperatura corporal na prática de atividade física e no calor.

Estudos referem que, quando há pouca água no corpo, o armazenamento de calor aumenta e o indivíduo é menos capaz de tolerar calor intenso.

  1. Auxilia na digestão

O intestino precisa de água para funcionar corretamente, a água auxilia na consistência do bolo fecal. A desidratação pode levar a problemas digestivos, com a constipação e acidez estomacal.

  1. Auxilia na respiração

Quando desidratadas, as vias aéreas ficam ressecadas e o organismo fará um esforço para minimizar a perda de água. Isso pode piorar em casos de asma e alergias. Quem sofre de doenças respiratórias, como asma e bronquite, precisa de uma demanda mais para absorver o oxigênio e, quando ficamos ofegantes, perdemos mais água do que o normal.

  1. É rica em sais minerais

Os minerais são chamados de micronutrientes, porque são necessários quantidades bem menores do que outros nutrientes como proteínas e açúcares. Alguns elementos, como o cálcio, sódio, potássio, cloreto e fósforo são necessários em maior quantidade; outros, como o ferro, selênio ou iodo são necessários em menor quantidade. Mesmo que a necessidade diária de minerais seja baixa em comparação a outros nutrientes, a falta de minerais traz consequências graves para nosso organismo.

A água ajuda a dissolver minerais e nutrientes, tornando-os mais acessíveis ao corpo. Também ajuda a remover resíduos.

Curiosidades sobre a água

Parte da água consumida pelo nosso organismo é obtida através de alimentos com alto teor de água, como sopas, legumes, frutas, sucos, entre outros.

Em nosso metabolismo corporal, a água é perdida a todo instante e isso precisa ser substituído. Percebemos a perda de água através de atividades como sudorese e micção, mas perdemos água mesmo quando respiramos.

A água potável, é a melhor fonte de fluido para o corpo.

A quantidade de água necessária diária, é diferente para cada indivíduo dependendo se pratica atividade física ou é sedentário.

Não há uma quantidade fixa de água que deva ser consumida diariamente, mas existe um consenso geral sobre o que é uma ingestão saudável de líquidos.

Estudos sugerem que a ingestão média diária recomendada de água, alimentos e bebidas é:

  • Para os homens: cerca de 3,7 litros.
  • Para as mulheres: cerca de 2,7 litros.

Frutas e vegetais frescos e líquidos não alcoólicos contam para esta recomendação.

Em alguns casos recomenda-se ingerir maior quantidade de água, entre eles:

  • Em casos de febre
  • No verão em altas temperaturas
  • Em casos de diarreia e vômito
  • Em casos de transpiração intensa e devido à atividade física
  • Bebês e crianças têm uma porcentagem maior de água que os adultos. Quando os bebês nascem, eles têm cerca de 78% de água, mas esse número cai para 65% com 1 ano de idade.
  • O tecido adiposo tem menos água que o tecido magro.
  • Homens têm maior porcentagem de água do que mulheres.
  • Créditos de imagem:

  • <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/water”>Water vector created by macrovector – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *