O colesterol é uma substância cerosa, semelhante à gordura, e existem dois tipos: lipoproteína de baixa densidade (LDL) e2627 lipoproteína de alta densidade (HDL).

Se houver muito LDL, também conhecido como colesterol “ruim” na corrente sanguínea, ele pode se acumular nos vasos sanguíneos, formando depósitos de gordura ajudando na formação de placas de ateromas, que podem causar Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (derrame).

Entretanto valores adequados de HDL, ou colesterol “bom” no sangue, pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame, pois o HDL pode controlar os valores de colesterol ruim.
Os médicos podem medir os níveis de HDL, LDL e colesterol total. Os resultados também podem mostrar níveis de todas as gorduras não HDL que podem aumentar o risco de doenças cardíacas.

Níveis de colesterol e idade

Os níveis de colesterol tendem a aumentar com a idade. Manter níveis saudáveis ​​de colesterol no início da vida pode impedir problemas futuros.

Atualmente recomenda-se que indivíduos com 20 anos ou mais verifiquem os níveis de colesterol a cada 5 anos ou com maior frequência se houver fatores de risco para doenças cardiovasculares.

As crianças têm menos probabilidade de ter colesterol alto, no entanto crianças que tem uma dieta rica em produtos industrializados devem ter um controle com maior frequência.

Normalmente, os homens tendem a ter níveis mais elevados ao longo da vida do que as mulheres. Os níveis de colesterol de um homem aumentam com a idade e os níveis de colesterol de uma mulher aumentam após a menopausa.

A tabela abaixo mostra os níveis saudáveis ​​de colesterol por idade. Esses valores são mensurados em miligramas por decilitro (mg / dl).

Tipo de colesterol Qualquer pessoa de 19 anos ou mais jovem Homens com 20 anos ou mais Mulheres com 20 anos ou mais
Colesterol total menos de 170 mg / dl 125–200 mg / dl 125–200 mg / dl
LDL menos de 100 mg / dl menos de 100 mg / dl menos de 100 mg / dl
HDL mais de 45 mg / dl 40 mg / dl ou superior 50 mg / dl ou superior

 

Níveis de colesterol recomendados

Fora o processo de envelhecimento, quaisquer alterações nos níveis de colesterol geralmente resultam de condições de saúde e fatores de estilo de vida.27

Níveis de colesterol para adultos

Podemos classificar os níveis de colesterol como alto ou baixo, limítrofe ou saudável.

Colesterol total

Os níveis de colesterol total abaixo de 200mg/ dl é o valor ideal para adultos.
Valores de de 200–239 mg / dl são considerados limites elevados e leituras acima de 240 mg / dl como altas.

Colesterol LDL

Idealmente, os níveis de colesterol LDL devem ser inferiores a 100mg/dl.   Se a leitura for 130–159 mg / dl, é limítrofe alta, enquanto as leituras de 160–189 mg / dl são altas. Uma leitura de pelo menos 190 mg / dl é muito alta.

Colesterol HDL

Recomenda-se manter os níveis de HDL mais altos. Indivíduos xcom valores abaixo de 40 mg/dl podem aumentar o risco de doença cardíaca.

Se a leitura de uma pessoa é de 41–59 mg / dl, os médicos consideram esse valor limítrofe baixo. Os níveis ideais de HDL são 60 mg / dl ou mais.

Níveis de colesterol para crianças

Nas crianças valores adequados de colesterol total abaixo de 170 mg / dl.

A faixa limite alta é 170-199 mg / dl, e uma leitura de 200 mg / dl ou mais é alta.

Os níveis de colesterol LDL devem estar abaixo de 110 mg / dl. O limite máximo é de 110–129 mg / dl e qualquer leitura acima de 130 mg / dl é alta.

Fatores que afetam o colesterol no sangue

– Diabetes tipo II

– Hipercolesterolemia familiar

– Ingestão rica em gorduras saturadas

Como diminuir o colesterol

  • Dieta rica em alimentos, incluindo muitas frutas e vegetais, proteínas magras e grãos inteiros
  • Manter-se fisicamente ativo
  • Parar de fumar
  • Controlar o peso
  • Controlar o estresse

O colesterol alto em qualquer idade aumenta o risco de doenças cardíacas, ataque cardíaco e derrame. Esses riscos só aumentam com o tempo.

Terapias medicamentosas para tratar o colesterol alto

Quando as mudanças no estilo de vida por si só não podem reduzir o colesterol alto, os médicos podem recomendar terapia medicamentosa tais como:

Estatinas: essas drogas evitam que o fígado produza colesterol.

  • Sequestrantes de ácidos biliares: medicamentos que reduzem a quantidade de gordura que o corpo absorve dos alimentos.
  • Inibidores da absorção de colesterol: Esses medicamentos reduzem os níveis de triglicérides no sangue e reduzem a quantidade de colesterol absorvido dos alimentos.
  • Algumas vitaminas e suplementos: Um exemplo é a Niacina, que impede o fígado de remover HDL e reduzem os níveis de triglicérides.
  • Ácidos graxos ômega-3: aumentam os níveis de HDL e diminuem os níveis de triglicérides.

Créditos de imagem:

<a href=’https://www.freepik.com/vectors/education’>Education vector created by brgfx – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *