Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como controlar os níveis de triglicérides atraves da dieta

Mudanças na dieta podem ser um fator protetivo importante, no controle de elementos, que podem levar a doenças cerebrovasculares (derrame e infarto, entre outros), entre estes elementos se destaca os triglicérides.

O perfil dietético da população brasileira, principalmente na área urbana, sofreu modificações expressivas, com aumento no consumo de proteínas de origem animal, e lipídios de origem animal e vegetal, e redução no consumo de cereais, leguminosas, raízes e tubérculos, e se somados a fatores como hereditariedade, obesidade e inatividade física contribui  para a elevação na prevalência de distúrbios cardiovasculares e metabólicos.

Mudanças na dieta podem ser um fator protetivo importante, no controle de elementos, que podem levar a doenças cerebrovasculares (derrame e infarto, entre outros), entre estes elementos se destaca os triglicérides.

Sendo assim seguem algumas dicas de como controlar os valores aumentados de triglicérides com boas escolhas na sua dieta.

  • As seguintes mudanças na dieta podem ser úteis na redução dos triglicerídeos.
  1. Diminuir a ingestão de açúcar – Procure estabelecer limites de frequência e quantidade de açúcar consumindo. Tentar reduzir a ingestão pela metade para começar e ir diminuindo aos poucos, observar o teor de açúcar dos alimentos.
  2. Troque os alimentos brancos por marrons – Por exemplo, ao invés de ingerir arroz branco, pão e macarrão, troque por produtos de trigo integral.
  3. Tente consumir gorduras boas -: limitar ou evitar alimentos com gorduras saturadas e trans. Isso inclui frituras, banha de porco, manteiga, leite integral, sorvete, assados prontos, carnes e queijo. Leia o rótulo doa alimentos e faça a escolha como por exemplo as gorduras insaturadas.
  4. Procure consumir frutas (no verão opte por frutas ricas em  água),leguminosas, vegetais folhosos (os mais escuros são ricos em substâncias antioxidantes – abuse das saladas), grãos, sementes e cereais.
  5. Opte pelo consumo de leites e iogurtes desnatados bem como os derivados.

Alterne para gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas em vez de gorduras trans ou saturadas. As melhores fontes dessas gorduras são o azeite, o óleo de canola, as nozes e os peixes gordurosos, como salmão, cavala, truta, sardinha, arenque e atum. Aprender a interpretar os rótulos dos alimentos ajuda a entender os tipos de gordura e os alimentos que consumimos.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by schantalao – www.freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros