Matcha é uma forma de apresentação de chá verde em forma de pó que tradicionalmente fazia parte da cerimônia do chá japonesa. Recentemente, foi incorporado em várias bebidas e sobremesas em diversos países. Também pode fornecer vários benefícios à saúde.

A maioria das pessoas prepara o chá verde como uma infusão, ou seja, colocam água quente em folhas de chá a fim de obter a bebida.

O matcha, é uma forma de apresentação do chá verde em pó, onde o mesmo é misturado com água quente. Isso significa que uma pessoa que bebe o matcha consome as folhas do chá verde em pó.

O matcha é produzido através da planta de chá Camellia sinensis  da qual os fabricantes derivam todos os tipos de chá verde, é rico em antioxidantes e potencialmente benéfico à saúde.

Para fazer o chá matcha, a Camellia sinensis é cultivada à sombra. As folhas de chá secas e cultivadas à sombra são conhecidas como tencha. Cultivá-los dessa maneira aumenta a quantidade de clorofila nas folhas de chá.

Este processo também aumenta os compostos benéficos nas folhas. Um desses compostos é um aminoácido chamado L-teanina, que pode ter efeitos positivos para a saúde humana.

As pessoas podem fazer matcha removendo as hastes e veias do tencha e moer as folhas para formar um pó.

As folhas estão disponíveis na forma de pó e o chá que elas produzem tem um sabor suave.

Uma pessoa pode preparar o matcha batendo as folhas em água quente com um batedor de chá. A bebida deve ter uma textura espumosa e uma cor verde brilhante.

Existem diferentes graus de matcha. Grau cerimonial, que as pessoas usam em cerimônias de chá, é da mais alta qualidade. O matcha de qualidade premium é adequado para consumo diário. Matcha para cozinhar é o tipo mais barato.

Benefícios

Aumentando a concentração e a cognição

A L-theanina é um aminoácido presente no chá. Consumir alimentos e bebidas ricas em L-teanina pode promover um estado de relaxamento e bem-estar. Se for combinado com cafeína, outro produto químico no chá matcha, a L-teanina pode induzir um estado de alerta relaxado.

Um estudo recente descobriu que  a L-teanina  melhora acognição e a atenção seletiva. Este efeito foi mais forte em combinação com 160 mg de cafeína.

Outro estudo refere que os compostos vegetais do chá matcha podem melhorar o humor e o desempenho.  Quando combinadas, a L-teanina e a cafeína  melhoraram a atenção, principalmente quando os participantes do estudo participavam de multitarefas.

Prevenção do câncer

O chá verde contém uma classe dde antioxidantes,  chamados catequinas, particularmente o galato de epigalocatequina (EGCg), que pode ter propriedades antitumorais.

Reduzo risco de doença cardíaca

Estudos populacionais sugeriram que uma alta ingestão de chá verde diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas. A ingestão de chá verde pode reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas, como níveis elevados de colesterol.

Prevenção da diabetes tipo II

Um estudo clínico randomizado, descobriu que beber quatro xícaras de chá verde todos os dias, reduziu significativamente diversos fatores de risco para diabetes. Esses fatores incluíram peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e pressão arterial sistólica .

Nutrição

Embora o chá verde não forneça uma quantidade significativa de vitaminas ou minerais, seus benefícios para a saúde provêm da alta concentração de compostos vegetais, conhecidos como polifenóis.

Usos

Tradicionalmente, as pessoas misturam uma colher de chá de pó de matcha com um terço de um copo de água quente, sem ferver..

É importante ressaltar que algumas pesquisas sugerem que o consumo excessivo de chá verde pode reduzir a absorção de ferro devido ao seu conteúdo de catequina.

Beber muito chá verde também fornece uma grande quantidade de cafeína. Isso pode levar a efeitos colaterais, como batimentos cardíacos rápidos (taquicardia) e distúrbios do sono.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/food”>Food vector created by vectorpouch – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *