Olá pessoal, tudo bem? O nosso post de hoje irá falar sobre os cuidados que devemos ter com nossa pele no tempo seco.

Como já comentamos em posts anteriores estamos no outono, estação do ano considerada de transição entre o verão e o inverno onde ocorrer uma série de mudanças climáticas, dentre elas uma diminuição da umidade relativa do ar, especialmente, no período da tarde entre 12:00 e 16:00 horas.

Nessas condições não se indica a prática de atividade física sob o sol no período de 11:00 às 15:00 horas e a aglomeração de multidões em espaços fechados.

Recomenda-se o uso de umidificadores ou vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes (como bacias e baldes) contendo água nos ambientes, além de se beber muita água (pelo menos 2 litros/dia) para hidratar, a utilização de soro fisiológico em mucosas de nariz e olhos.

Um dos órgãos que mais sofrem no tempo seco é nossa pele, pois há evaporação da umidade presente na pele e, também, nas mucosas (principalmente de olhos e nariz) para o ambiente, causando um ressecamento dessas estruturas que podem ficar irritadas e sensíveis.

Algumas dicas podem ser úteis para amenizar os efeitos do tempo seco em nossa pele.

Hidrate-se

Faça a ingestão de pelo menos 2 litros de água, sucos, chás, água de coco e isotônicos diariamente.

A ingestão de frutas, verduras e legumes (alimentos ricos em água), também, ajuda no processo de reposição da água perdida pelo organismo.

A hidratação é fundamental para repor a água que perdemos com maior rapidez nessa época de tempo seco e baixa umidade relativa do ar.

Umidifique o ambiente

No mercado existem equipamentos conhecidos como umidificadores ou vaporizadores de ar. Sua função é umidificar o ar pois irão liberar no ar, a água na forma de vapor, tornando esse ambiente mais confortável.

Caso não seja possível a aquisição desses equipamentos, uma toalha úmida ou recipientes com água (balde ou bacia) espalhados pelo ambiente desempenham a mesma função.

No caso dos idosos, o único cuidado é deixar esses recipientes em um local que não ocasione acidentes e quedas.

Evite exercícios físicos

Quando a umidade relativa do ar encontra-se entre 20 a 30% , o que caracteriza o estado de atenção pelas autoridades, não se indica a prática de atividade física sob o sol no período de 11:00 às 15:00 horas. Pois ocorre a transpiração, que pode desencadear um processo de desidratação grave em função da perda de água pelo organismo.

Tome banhos mornos

Durante o banho prefira água morna pois ela evita o ressecamento excessivo da pele.

Caso isso não seja possível, e você utilize a água quente, capriche no hidratante.

Passe-o, ainda, com a pele úmida para que a absorção seja mais eficaz. Ele formará uma camada protetora em nossa pele evitando a desidratação e o ressecamento.

Cuide dos lábios e rosto

Faça a hidratação dessas duas áreas do organismo.

A pele delas é mais sensível do que a pele do restante do corpo e além disso elas sofrem com o vento e com a saliva, quando passamos a língua pelos lábios.

Prefira produtos com protetor solar, manteiga de cacau ou karitê e óleos naturais.

Evite ambientes com ar condicionado

Pois este aparelhos diminuem ainda mais a umidade relativa do ar que já se encontra em níveis reduzidos.

Refresque-se

Se possível carregue um spray de água ou de água termal na bolsa e borrife sempre que possível no rosto para repor a água perdida pela evaporação da pele.

Além disso, sempre carregue uma garrafinha de água e bebe constantemente para repor os líquidos perdidos.

Lembre-se: NÃO DEVEMOS BEBER ÁGUA APENAS QUANDO SENTIMOS A BOCA SECA!!

Espero que essas dicas o ajude a suportar melhor esse tempo seco.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *