Exposição demasiada ao sol, tabagismo, dieta, e hereditariedade têm efeitos que se tornam evidentes na pele à medida que envelhecemos.

Estresse, ansiedade e obesidade afetam também a forma como a pele se apresenta.

No entanto com o passar do tempo, nossa pele já não se renova como quando jovens, vamos perdendo essa capacidade de renovação. Esta fator faz com que nossa pele se torne gradualmente menos elástica e propensa ao ressecamento..

Algo semelhante acontece com as células que formam nosso cabelo que dão à ele o pigmento (cor) as células de pigmento do cabelo se tornam menos eficientes em se renovar, o que torna cinza nosso cabelo.

No entanto, algumas dicas podem lhe ajudar a manter a pele e o cabelo saudáveis, apesar do envelhecimento.

Dicas:

– Se for fumante, pare de fumar. O cigarro provoca manhas na pele e envelhecimento precoce;

– Não se exponha ao sol depois das 10hs da manhã e antes das 16 hs, se precisar sair no sol use protetor solar, no mínimo 30 FSP, chapéu de abas largas e óculos de sol. Sardas, manchas senis e manchas na face, geralmente são consequência da exposição solar indevida;

– Atenção na ocorrência de manchas na pele, se perceber irregularidades no tipo de mancha em sua pele como borda irregular, procure o especialista, pois câncer de pele ocorre com maior frequência em idosos de pele muito clara;

– Use um umidificador se sua pele for seca, sabonetes e loções hidratantes podem ajudar a manter sua pele hidratada;

– Uma dieta equilibrada, bem como hidratação, auxilia na manutenção de uma pele sadia;

– Especialistas acreditam que Pentapéptidos (um composto utilizado em cremes faciais que estimula a produção de colágeno reduzindo o aparecimento de rugas ) podem ajudar a células da pele a produzir mais de colágeno, que é a estrutura de suporte que dá pele uma aparência mais firme, além de cremes à base de ácido retinóico (substância derivada da vitamina A indicado para tratar os sinais do fotoenvelhecimento) ser também uma opção.

– De acordo com dermatologistas as injeções de Botox ou Dysport podem aliviar as rugas no terço superior da face. Os peelings químicos podem remover linhas finas e suavizar a pele, especialmente ao redor dos olhos e da boca, preenchimentos de rugas preencher a pele e apagar as linhas de expressão.

– “Microdermo abrasão” é um procedimento que apaga as linhas ultrafinas, rejuvenesce a pele e melhora o tom e cor da pele. Durante o processo de envelhecimento, a pele fina abaixo dos olhos torna-se ainda mais fina, mostrando os vasos sanguíneos abaixo da pele, acentuando as olheiras. Neste caso o uso de uma base mais clara que o pó utilizado na maquiagem pode minimizar este problema.

– Em relação aos olhos, com o envelhecimento, a sobrancelha e os cílios vão diminuindo de volume, neste caso para manter um olhar expressivo use um lápis para preencher os espaços vazios no desenho das sobrancelhas e dar mais definição, bem como um rímel de que possa dar volume aos cílios.

– Cuidado na escolha de sombras e delineadores, o uso de tons muito fortes podem causar um efeito de olhar caído nos olhos.

– Não utilize maquiagem em excesso, a medida que envelhecemos quando se trata de maquiagem o menos é mais.

– A medida que envelhecemos o cabelo vai se tornando acinzentado e uma solução prática é correr ao cabelereiro ou à farmácia para tingir o cabelo, no entanto ao invés de tingir de loiro seu cabelo, o que é muito comum e pode parecer um pouco artificial, busque uma cor que traga contraste ao cabelo, como o caramelo, adequada para mulheres loiras ou o chocolate para mulheres de cabelo escuro.

– Se a opção for o cinza natural, alguns shampoos tonalizantes podem dar brilho ao cabelo acinzentado.

– Entretanto não só a cor de seu cabelo irá se alterar, ele se torna mais fino e propenso a quebra ao longo do tempo. Para neutralizar os fios que podem rarear, um shampoo de volume e o condicionador ajudarão dar volume ao cabelo, bem como uso de mousse para dar forma.

– Evitar penteados que estiquem os cabelos, incluindo rabos de cavalo muito apertados além de tratamentos químicos, são algumas dicas para manter seu cabelo saudável.

.- Se você está perdendo muito cabelo, deve consultar um médico. Algumas condições, tais como a perda de cabelo acentuada ou alopecia, têm causas genéticas e hormonais.

– Quanto ao corte, o envelhecimento não é uma razão para cortar imediatamente o cabelo. O formato do seu rosto pode dar uma pista para manter comprimento adequado para cada pessoa. Exemplo as faces redondas combinam com cortes mais curtos, os cabelereiros podem lhe auxiliar na escolha do corte ideal para seu rosto.

– Corretivos podem ser utilizados para suavizar manchas na pele, com a aplicação após de pó translúcido;

– O batom também é um item indispensável, na maquiagem, a medida que envelhecemos, os lábios se tornam mais finos, dessa forma a aplicação de um lápis labial para o contorno, pode dar a aparência de preenchimento na boca de acordo com alguns maquiadores. Opte por batons cremosos ao invés de gloss e aposte em cores claras que darão ao seu rosto suavidade, pois batons escuros podem acentuar os lábios finos, bem como as rugas de expressão ao redor da boca.

Bem estas são apenas algumas dicas de como se manter bonita, apesar do aumento da idade, mas nunca utilize produtos recomendados por leigos, sempre busque ajuda de um profissional, desta forma terá garantias que sua aparência será preservada e sua beleza mantida.

Um abraço a todos e espero que tenham gostado deste post.

Fonte: http://health.howstuffworks.com/wellness/aging/anti-aging-tips/5-beauty-tips-for-older-women.htm

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *