O conceito de envelhecimento bem-sucedido foi introduzido pela primeira vez na literatura científica por Robert J. Hazinghurst em 1961. Ele afirmou que a ciência da assistência geriátrica tinha o propósito  de adicionar vida aos anos objetivando22 aumentar a alegria e satisfação ao longo da existência.

Caracteriza-se envelhecimento bem-sucedido a presença de 3 componentes:

  • Manutenção de altos níveis de habilidades funcionais e cognitivas
  • Baixa probabilidade de doença, e incapacidade relacionada à prática de hábitos saudáveis para redução de riscos.
  • Envolvimento ativo com a vida.

Ações que resultam no envelhecimento bem-sucedido, devem ter início na juventude, pois formam-se as bases para a maturidade. Envelhecer bem é nossa responsabilidade e pelo que devemos nos esforçar. É realmente dependente de escolhas e comportamentos individuais. Já dizia um famoso Psiquiatra Ajuiaguerra “Envelhece-se como se viveu”

Reconhecendo que existem certos mecanismos biológicos que podem contribuir para problemas de saúde, existem outros fatores comportamentais que estão sob nosso controle. Dessa forma ações simples podem ajudar na promoção de um envelhecimento bem sucedido. Veja abaixo algumas dicas:

  1. Pratique atividade física, saia da cadeira, se movimente. Faça qualquer tipo de atividade, dança, esportes, caminhada, corrida, passear com o cachorro, natação, qualquer tipo de atividade que te dê prazer.
  2. Faça exames preventivos, é sempre melhor prevenir, do que remediar.
  3. Mantenha uma boa nutrição. O valor da nutrição adequada à medida envelhecemos é fundamental para amadurecer com qualidade.
  4. Durma no mínimo 7 horas de sono por dia.
  5. Tenha pensamentos positivos. Ter uma boa perspectiva sobre a vida e uma boa saúde mental contribuem para um melhor bem-estar.
  6. Priorizar a independência e a autonomia que irão garantir a realização de suas atividades diárias.
  7. Evite fumar e se consumir bebida alcoólica, que seja com moderação.
  8. Pratique novas habilidades – sempre há tempo de recomeçar
  9. Construa e mantenha uma rede social. Aprenda novas habilidades, leia jornais, seja voluntário. O envolvimento social é de suma importância para que tenhamos motivação para seguir em frente. O engajamento ativo com a vida é alcançado por relacionamentos pessoais próximos com a família e amigos e com o envolvimento contínuo em atividades produtivas.

Maturidade é algo que é natural e belo, e deve ser valorizado. Se queremos envelhecer de forma saudável devemos começar a olhar para nós mesmos aproveitando intensamente cada minuto de nossa vida.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/winter”>Winter image created by Rawpixel.com – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *