A doença de Whipple é uma infecção bacteriana rara, que afeta com mais frequência as articulações e o sistema digestivo, este agravo interfere na digestão normal prejudicando a decomposição dos alimentos e a capacidade do corpo de absorver nutrientes, como gorduras e carboidratos. Também pode infectar outros órgãos, incluindo cérebro, coração e olhos.
Sem tratamento adequado, a doença de Whipple pode ser séria ou fatal.
Sinais e sintomas comuns
Os sinais e sintomas digestivos na doença de Whipple e podem incluir:
- Diarreia;
- Cólicas estomacais, que podem piorar após as refeições;
- Perda de peso, associada à má absorção de nutrientes;
Outros sinais e sintomas frequentes associados à doença de Whipple incluem:
- Articulações inflamadas, principalmente tornozelos, joelhos e pulsos
- Fadiga
- Fraqueza
- Anemia
Sinais e sintomas menos comuns
Em alguns casos, os sinais e sintomas da doença de Whipple podem incluir:
- Febre
- Tosse
- Linfonodos aumentados
- Escurecimento da pele em áreas expostas ao sol e em cicatrizes
- Dor no peito
Os sinais e sintomas do cérebro e do sistema nervoso (neurológicos) podem incluir:
- Dificuldade em caminhar
- Problemas de visão, incluindo falta de controle dos movimentos dos olhos
- Confusão
- Perda de memória
Os sintomas, tendem a se desenvolver lentamente ao longo de muitos anos na maioria das pessoas com esta doença. Em algumas pessoas, sintomas como dores nas articulações e perda de peso surgem anos antes dos sintomas digestivos que levam ao diagnóstico.
Causas
A doença de Whipple é causada por um tipo de bactéria chamada Tropheryma whipplei. A bactéria afeta primeiro o revestimento da mucosa do intestino delgado, formando pequenas feridas (lesões) dentro da parede do intestino. A bactéria também danifica as vilosidades que revestem o intestino delgado.
Não se sabe muito sobre a bactéria. Embora pareçam estar presentes no meio ambiente, os cientistas não sabem de onde vêm ou como se espalharam para os humanos. Nem todos os portadores da bactéria desenvolvem a doença. Alguns pesquisadores acreditam que as pessoas com a doença podem ter um defeito genético na resposta do sistema imunológico que as torna mais propensas a adoecer quando expostas à bactéria.
A doença de Whipple é extremamente incomum, afetando menos de 1 em 1 milhão de pessoas.
Tratamento
A doença de Whipple pode ser tratada com antibióticos. O portador recebe ceftriaxona ou penicilina inicialmente pela veia por duas a quatro semanas e, depois, recebe trimetoprima/sulfametoxazol ou uma combinação de doxiciclina e hidroxicloroquina tomada por via oral durante, no mínimo, doze meses.