A síndrome de Zollinger-Ellison é uma doença rara em que um ou mais tumores se formam no pâncreas ou na parte superior do intestino delgado (duodeno). Esses tumores, chamados gastrinomas, secretam grandes quantidades do hormônio gastrina, que faz com que o estômago produza muito ácido. O excesso de ácido leva então a úlceras pépticas, bem como a diarreia e outros sintomas.

A síndrome de Zollinger-Ellison pode ocorrer em qualquer momento da vida, mas ocorre geralmente entre os 20 e 60 anos. Os medicamentos para reduzir o ácido estomacal e curar as úlceras são o tratamento usual para a síndrome de Zollinger-Ellison.

Sintomas

Os sinais e sintomas da síndrome de Zollinger-Ellison podem incluir:

  • Dor abdominal
  • Diarreia
  • Queimação, dor, corrosão ou desconforto na parte superior do abdômen
  • Refluxo ácido e azia
  • Arrotos
  • Náusea e vômitos
  • Sangramento no trato digestivo
  • Perda de peso não intencional
  • Apetite diminuído
Causas

A causa exata da síndrome de Zollinger-Ellison permanece desconhecida. Mas a sequência de eventos que ocorre na síndrome de Zollinger-Ellison é clara. A síndrome começa quando um ou mais tumores (gastrinomas) se formam no pâncreas ou duodeno ou em outros locais, como os gânglios linfáticos adjacentes ao pâncreas.

O pâncreas fica atrás e abaixo do estômago. Ele produz enzimas que são essenciais para a digestão dos alimentos. O pâncreas, também produz vários hormônios, incluindo a insulina, um hormônio que ajuda a controlar a glicose no sangue.

Os sucos digestivos do pâncreas, fígado e vesícula biliar se misturam no duodeno, a parte do intestino delgado próxima ao estômago. É aqui que a digestão atinge seu pico.

Os tumores que ocorrem com a síndrome de Zollinger-Ellison, são constituídos por células que secretam grandes quantidades do hormônio gastrina. O aumento da gastrina, faz com que o estômago produza ácido em excesso. O excesso de ácido leva a úlceras pépticas e, às vezes, a diarreia.

Além de causar produção excessiva de ácido, os tumores costumam ser cancerosos (malignos). Embora os tumores tendam a crescer lentamente, o câncer pode se espalhar para outros lugares – mais comumente para os gânglios linfáticos próximos ou para o fígado.

Associação com MEN 1

A síndrome de Zollinger-Ellison pode ser causada por uma doença hereditária chamada neoplasia endócrina múltipla, tipo 1 (MEN 1). Pessoas com MEN 1 também têm tumores nas glândulas paratireoides e podem ter tumores nas glândulas pituitárias.

Tratamento

O tratamento visa minimizar os sintomas e é feito com o uso de fármacos inibidores da bomba de prótons (como o omeprazol e o pantoprazol) e anti histamínicos (ou antagonistas dos receptores de H2, como a ranitidina). A cura total será alcançada somente por meio da ressecção cirúrgica dos tumores ou quando tratados através de quimioterapia.

Créditos de imagem:

<a href=’https://www.freepik.com/vectors/medical’>Medical vector created by brgfx – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *