O sexo, pode ser uma poderosa experiência emocional e uma ótima forma de manter a saúde, e não é apenas para os jovens. O sexo após os 50 anos, pode apresentar desafios. Algumas vezes, pessoas maduras podem se sentir inseguras por questões ligadas ao processo de envelhecimento, mas esses problemas não são intransponíveis. Com uma melhor compreensão e uma mente aberta, podemos continuar a desfrutar de uma vida sexual física e emocionalmente satisfatória – e isso não é uma questão de idade, mas de desejo.

O sexo pode ser bom em qualquer idade

A necessidade de intimidade é eterna. Estudos confirmam, que, independente do gênero, podemos manter a vida sexual ativa pelo tempo que desejarmos.  A maturidade nos traz segurança e sabedoria para darmos o nosso melhor e saber sobre nossas preferencias quando o assunto é sexo. As pessoas mais velhas, muitas vezes têm muito mais autoconfiança e autoconsciência, e sentem-se libertas dos ideais irrealistas da juventude e dos preconceitos dos outros. Casais maduros, são mais capazes de relaxar e desfrutar um do outro sem distrações.

Por uma série de razões, a preocupação com o processo de envelhecimento, faz com que evitemos encontros sexuais. Algumas pessoas maduras se sentem constrangidas, seja pelo corpo envelhecido ou pelo “desempenho”, enquanto outros são afetados por doenças ou perda de um parceiro estes fatos podem interferir na prática sexual, mas que podem ser contornados.

A falta de informações e conhecimento acerca do sexo na maturidade, pode levar uma situação temporária a se tornar permanente, mas podemos evitar que isso ocorra sendo proativos. Se está procurando reiniciar ou melhorar sua vida sexual, é importante estar pronto(a) para tentar coisas novas e pedir ajuda profissional, se necessário. Há muito o que se fazer, para compensar as mudanças normais que vêm com o acompanhadas do envelhecimento. Com informação e apoio adequados, a maturidade pode ser um momento emocionante para explorar os aspectos emocionais e sensuais em sua vida sexual.

Benefícios do sexo na maturidade:
  1. Melhora da Saúde física e mental: o sexo ajuda a queimar gordura, e faz com que o cérebro libere endorfinas, o que reduz a ansiedade.
  2. Retarda o envelhecimento, pois melhora a saúde e acrescenta alguns anos a vida.
  3. Solidifica relacionamentos, pois expressa a proximidade de um relacionamento mais profundo.

 

Aproveite os benefícios da experiência. A independência e autoconfiança que vem com a idade podem ser muito atraentes para o cônjuge ou parceiros em potencial. Não importa o gênero, podemos amar nosso corpo aos 62 ou 72 anos do que na juventude. A experiência e autocontrole podem tornar a vida sexual excitante para nós e para nosso parceiro.

À medida que envelhecemos, devemos tentar deixar de lado as expectativas para a vida sexual. Se desfrutamos de uma vida sexual ativa na juventude, não há razão para desacelerar com a idade, a menos que seja esse o nosso desejo. Uma atitude positiva e uma mente aberta podem ajudar muito a melhorar avida sexual na maturidade.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/wedding”>Wedding photo created by freepic.diller – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *