Diversos ossos do nosso corpo, incluindo os dos pulsos e mãos, são protegidos por cartilagem. A cartilagem, entretanto, pode se desgastar com o tempo. Como resultado, pode ocorrer uma condição conhecida como osteoartrite, também conhecida como artrite por “desgaste”.
As mulheres são mais propensas a sofrer osteoartrite do que os homens, e as causas mais comuns incluem idade, movimento súbito das articulações e lesões. A genética também desempenha um fator importante no desenvolvimento da osteoartrite.
A artrite nas mãos, também pode ser causada por artrite reumatoide ou artrite pós-traumática.
Tanto a osteoartrite quanto a artrite reumatoide (AR) podem afetar as mãos.
Enquanto a osteoartrite ocorre devido a alterações degenerativas da cartilagem, a AR é o resultado de uma condição autoimune.
A AR ocorre, quando o sistema imunológico do corpo, ataca o tecido saudável que protege as articulações. Os sintomas que aparecem podem ser semelhantes aos da osteoartrite, incluindo dor, inflamação e vermelhidão.
A AR, pode ocorrer sem fatores de risco. No entanto, as mulheres são mais propensas que os homens a desenvolver a condição. Pessoas com histórico familiar de AR, obesas ou que fumantes, também correm maior risco de desenvolvê-la.
Embora a AR possa se desenvolver em qualquer idade, é mais comum entre os 40 e 60 anos.
Pode ocorrer também, artrite pós-traumática nas mãos. Isso acontece depois danos nas mãos, por lesão ou acidente relacionado a esportes.
Dedos fraturados ou tortos também ser causadores de artrite pós-traumática. As lesões podem acelerar a quebra da cartilagem protetora e causar inflamação.
Sintomas mais comuns de artrite
■ dor ao movimento ou quando em repouso
■ inflamação das articulações
■ rigidez articular
■ deformidade articular
■ fraqueza e perda de massa muscular
■ perda de função articular e muscular
Os sintomas diferem ligeiramente, dependendo do tipo de artrite. Essas diferenças podem ajudar o médico a determinar a causa correta dos sintomas de artrite nas mãos.
Sintomas de osteoartrite
■ protrusões ósseas (conhecidas como nódulos ou nódulos) na articulação do dedo médio;
■ Solavancos ou nós ósseos na articulação do dedo mais próxima da unha;
■ dor que ocorre mais profundamente sob a base do polegar;
■ rigidez, especialmente pela manhã;
■ dificuldade em agarrar ou pegar objetos.
Sintomas da artrite reumatoide
■ dor no punho e nas articulações dos dedos;
■ deformidades de punho e dedo que não endireitam;
■ ruptura do tendão, que afeta a capacidade dos dedos de endireitar;
■ fadiga inexplicável;
■ dores semelhantes às da gripe em todo o corpo.
Sintomas da artrite pós-traumática
■ dor, principalmente onde ocorreu a lesão;
■ agravamento da deformidade após uma lesão.
Muitos dos sintomas da artrite pós-traumática são semelhantes aos da AR e da osteoartrite. No entanto, na artrite pós-traumática, os sintomas geralmente podem ser atribuídos a uma lesão anterior.
Tratamento
■ anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno sódico
■ antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs) para o tratamento da AR
■ esteroides orais ou injetáveis para reduzir a inflamação
injeções de cortisona
■ Em alguns casos ser recomendado cirurgia para tratar a artrite nas mãos. O tipo de cirurgia dependerá da extensão da artrite e do estilo de vida da pessoa.
Outras formas de tratamento
Terapia a frio e calor
A aplicação de gelo nas articulações inchadas, por 10 minutos de cada vez pode ajudar a reduzir o inchaço. O gelo deve ter uma cobertura protetora, como um pano, para evitar ferimentos na pele.
Às vezes, a terapia térmica ajuda a relaxar as articulações rígidas. Imergir as mãos em água morna pode ajudar.
Também foi comprovado que tratamentos com parafina aliviam e ajudam na melhoria dos sintomas de rigidez e a dor, por[em apenas sob a supervisão de um fisioterapeuta.
Talas
A tala pode envolver uso de um protetor ortopédico na mão, que parece uma luva sem dedos.
Há também a opção de um grampo de “luva” que se encaixa em um ou mais dedos, dependendo da localização da dor da artrite.
Mantendo a articulação firme, esses protetores reduzem significativamente a ocorrência de dor.
Cremes de capsaicina
A capsaicina, usa um composto de pimenta caiena para aliviar a dor. O creme de capsaicina pode ser preparado adicionando 2 a 3 grãos de pimenta caiena a 2 ou 3 colheres de chá de azeite e aplicado nas mãos.
O uso não é recomendado em áreas onde a pele está lesada ou feridas abertas. Evitar o contato com os olhos e a boca após o uso, pois pode causar dor e queimação. O produto Capsaicina (substância ativa) é apresentado na forma creme nas concentrações de 0,075% e 0,025%. O produto é de uso tópico.
Créditos de imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by jannoon028 – www.freepik.com</a>