Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje abordar um tema que faz parte de nossas vidas e é muito importante para nossa formação que é a FAMÍLIA.

Segundo o dicionário Michaelis, família pode ser definida como: “o conjunto de pessoas, em geral, ligadas por laço de parentesco, que vivem sob o mesmo teto, particularmente o pai, a mãe e os filhos. É o conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem provenientes de um mesmo tronco; estirpe”. Ou, ainda, “pessoas do mesmo sangue ou não, ligadas entre si por casamento, filiação, ou mesmo adoção, que vivem ou não em comum”.

Ou seja, a família é unida por múltiplos laços capazes de manter seus membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

Quando pensamos na primeira definição do dicionário Michaelis sobre a estrutura nuclear (pai, a mãe e os filhos ) das famílias, devemos lembrar que, nos dias atuais, nem sempre essa estrutura será observada.

Há famílias de pais únicos ou monoparental, que pode ocorrer devido a fenômenos sociais como divórcio, óbito, abandono de lar ou adoção por um único membro.

Há, ainda, as famílias compostas por casais homoafetivos e os seus filhos.

Segundo Atkinson e Murray, a família é um sistema social uno, composto por um grupo de indivíduos, cada um com um papel atribuído, e embora diferenciados, consubstanciam o funcionamento do sistema como um todo.

Duvall e Miller identificaram as seguintes funções para a família:

  1. Geradora de afeto entre seus membros;
  2. Proporcionadora de segurança e aceitação pessoal, promovendo um desenvolvimento pessoal natural;
  3. Proporcionadora de satisfação e sentimento de utilidade, através das atividades que satisfazem os seus membros;
  4. Asseguradora da continuidade das relações, proporcionando relações duradouras entre os seus membros;
  5. Proporcionadora de estabilidade e socialização, assegurando a continuidade da cultura da sociedade correspondente;

Impositora da autoridade e do sentimento do que é correto, relacionado com a aprendizagem das regras e normas, direitos e obrigações características das sociedades humanas.

Além dessas funções, para Serra, a família tem como função primordial a de proteção, sendo importante para dar apoio emocional para a resolução de problemas e conflitos, formando uma barreira defensiva contra as agressões do meio em que se vive.

Fallon reforça, ainda, que a família ajuda a manter a saúde física e mental do indivíduo, por constituir o maior recurso natural para lidar com situações potencialmente estressantes associadas à vida em sociedade.Independente do conceito técnico que adotemos ao definir família e suas funções.

Para mim, família são aquelas pessoas que mantem laços, sejam eles de sangue ou não, tão intensos que tem a capacidade de uni-los eternamente, independente do tempo, da distância, da idade e da ausência. Não havendo a necessidade de se viver sob o mesmo teto para que essa relação seja mantida. Além disso, eu acredito que, família vai além de pai e mãe, podendo ser constituída por amigos, um vizinho de longa data, etc.

Eu sou grata por minha família ter uma base muito mais ampla do que papai e mamãe.

Meus avós sempre foram muito importantes em minha formação, assim como meu irmão, meus tios e primos.

E, os amigos que cultivei ao longo da vida, também, contribuíram para meu desenvolvimento e, tenho certeza, que também deixei um pouco de mim em cada uma dessas pessoas. Por isso, são minha familia do mesmo jeito…

O mais importante em uma família

Não interessa se a sua família é somente pai, mãe e os parentes consanguíneos ou se ela inclui apenas os amigos, ou o cachorro e o gato, o mais importante não é o número de membros (grande ou pequeno), nem a composição da família, mas as relações construídas ao longo da vida.

E, é nos momentos de estresse que percebemos quem realmente faz parte de nossa família, nos apoiando, nos incentivando e, até mesmo, nos criticando para que possamos ser seres humanos melhores.

Por isso, agradeça pela família que tem, mesmo que os membros tenham defeitos, afinal família não é perfeita, mas é o laço mais forte que mantemos com a sociedade e que estará ao nosso lado sempre que precisarmos.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *