Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lesão ou ruptura de retina – Como tratar

O rompimento de retina é um pequeno rasgo ou buraco na retina, que é um tecido sensível à luz na parte posterior do olho. É como um rasgo em um delicado pedaço de tecido. A retina é responsável por converter a luz em sinais elétricos que são enviados ao cérebro, onde são interpretados como imagens.

Os rompimentos na retina são frequentemente causadas por lesões no  vítreo, uma substância gelatinosa que preenche o interior do olho, encolhendo e puxando a retina. Isso pode acontecer naturalmente devido a idade ou pode ser causado por lesões, doenças oculares ou outras condições.

A maioria das rupturas de retina não causa dor ou sintomas, mas pode levar a uma condição mais grave chamada descolamento de retina se não for tratada. O descolamento de retina ocorre quando a retina se afasta da camada subjacente dos vasos sanguíneos, o que pode causar perda permanente da visão.


As rupturas retinianas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo:

  • Descolamento do vítreo: O vítreo é um gel transparente que preenche o interior do olho. À medida que envelhecemos, o vítreo começa a se separar da retina. Essa separação pode causar uma tração na retina, o que pode levar a uma ruptura.
  • Trauma: Uma lesão no olho, como um soco ou um acidente de carro, pode causar uma ruptura retiniana.
  • Doenças oculares: Algumas doenças oculares, como a miopia e a degeneração macular relacionada à idade, podem aumentar o risco de ruptura retiniana.

Os sintomas de uma ruptura retiniana podem incluir:

  • Visão turva ou embaçada
  • Flashes de luz
  • Pontos pretos ou manchas flutuantes
  • Uma cortina ou nuvem escura no campo de visão

Caso apresente algum desses sintomas, é importante consultar um oftalmologista o mais rápido possível. Uma ruptura retiniana não tratada pode levar ao descolamento da retina, que pode causar perda de visão permanente.

O tratamento para uma ruptura retiniana depende da gravidade da ruptura. Rupturas pequenas podem ser tratadas com fotocoagulação a laser. A fotocoagulação a laser usa lasers para criar pequenas cicatrizes na retina ao redor da ruptura. Essas cicatrizes ajudam a prender a retina no lugar e prevenir o descolamento da retina.

Tratamento para uma ruptura da retina:

Cirurgia a laser: Este é o tratamento mais comum para rupturas da retina. Um feixe de laser é usado para selar a lágrima e evitar que o líquido se acumule sob a retina.

Crioterapia: Este procedimento utiliza temperaturas congelantes para selar a lesão.

Prevenção de rupturas na retina:

Usar óculos de proteção durante esportes de contato ou outras atividades que possam causar lesões nos olhos

Fazer exames oftalmológicos regulares, especialmente se você tiver histórico familiar de problemas oculares ou tiver alto risco de descolamento de retina

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros