O mamão é uma fruta de cor vibrante e com uma grande variedade de benefícios à saúde.

O mamão, já foi considerado uma fruta exótica e rara, mas que atualmente é encontrado em qualquer época do ano.

O mamão age auxiliando na digestão, melhorando o controle da glicose no sangue em portadores de diabetes, auxilia no controle da pressão arterial e melhora a cicatrização de feridas.

O mamão é uma fruta macia e carnuda que pode ser usada em uma ampla variedade de formas culinárias. É uma fruta nativa do México, mas que se adapta muito bem ao clima tropical. No entanto é a Índia maior produtora desta fruta no mundo.

O mamoeiro produz fruto o ano todo, no Brasil  a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro.

Existem diversas variedades de mamão e as mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.

Benefícios

Acredita-se,  que os nutrientes encontrados no mamão tragam uma série de benefícios à saúde.

Protege a saúde dos olhos

A zeaxantina, um antioxidante presente no mamão, filtra os raios nocivos da luz azul – O excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta podem causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho, como a catarata e, na retina a degeneração macular.O mamão é um protetor na saúde ocular e pode prevenir a degeneração macular.

Prevenção de asma

O risco de desenvolver asma,  pode ser menor em pessoas que consomem certos nutrientes. Um desses nutrientes é o betacaroteno presente em alimentos como mamão, damasco, brócolis, melão, abóbora e cenoura.

Câncer

Consumir o antioxidante betacaroteno, encontrado no mamão, pode reduzir o risco de câncer. Entre os homens mais jovens, dietas ricas em beta-caroteno podem desempenhar um papel protetor contra câncer de próstata de acordo com estudos.

Saúde óssea

A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fraturas ósseas. O consumo adequado de vitamina K é fundamental para a boa saúde, pois melhora a absorção de cálcio, e  pode reduzir a excreção urinária de cálcio, o que significa á mais cálcio no organismo para fortalecer e reconstruir os ossos.

Digestão

O mamão contém uma enzima chamada papaína que ajuda na digestão. Esta enzima é usada como amaciante de carne. O mamão também é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e promove a regularidade intestinal

Doença cardíaca

As fibras e o potássio presentes no mamão ajuda a evitar doenças cardíacas. Um aumento na ingestão de potássio juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio é a mudança alimentar importante para reduzir seu risco de doença cardiovascular.

Inflamação

A colina é um nutriente muito importante e versátil encontrado no mamão, que ajuda o corpo a ter um boa noite de sono, no movimento muscular, aprendizado e memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, ajudando na transmissão de impulsos nervosos, auxiliando na absorção de gordura e reduzindo a inflamação crônica .

Pele e cicatrização

Quando usado topicamente, o mamão amassado parece ser benéfico para promover a cicatrização de feridas e prevenir a infecção de áreas queimadas. Pesquisadores acreditam,  que as enzimas proteolíticas quimopapaína e papaína presentes no mamão são responsáveis por seus efeitos benéficos. Pomadas contendo a enzima papaína também são usadas para tratamento de feridas.

Saúde do cabelo

O mamão também é ótimo para cabelos porque contém vitamina A, um nutriente necessário para a produção de gordura, que mantém os cabelos hidratados. A vitamina A também é necessária para o crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo pele e cabelo. A ingestão adequada de vitamina C, que o mamão pode fornecer, é necessária para a construção e manutenção de colágeno que fornece estrutura à pele.

Nutrição

A papaia é uma excelente fonte de vitamina C e uma única fruta média fornece 224% da ingestão diária recomendada.

Um mamão médio possui aproximadamente:

  • 120 calorias
  • 30 gramas de carboidratos – incluindo 5 gramas de fibras e 18 gramas de açúcar
  • 2 gramas de proteína

O mamão também é uma boa fonte de, folato, vitamina A, magnésio, cobre, ácido pantotênico entre outros.

Eles também têm vitaminas B, alfa e beta-caroteno, luteína e zeaxantina, vitamina E, cálcio, potássio, vitamina K e licopeno, o poderoso antioxidante mais comumente associado ao tomate.

Riscos

Indivíduos alérgicos ao látex,  também podem ser alérgicos ao mamão, pois o mamão contém enzimas chamadas quitanases, que podem causar uma reação cruzada entre o látex e os alimentos que os contêm. Para alguns, o mamão maduro pode ter um odor desagradável.

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *