A Organização Mundial de Saúde – OMS define idosos indivíduos com idade de 65 anos ou mais de idade para os indivíduos de países desenvolvidos e 60 anos ou mais de idade para indivíduos em países subdesenvolvidos. A qualidade de vida e o envelhecimento saudável necessitam de uma atenção abrangente e adequada direcionada a um conjunto de fatores que compõem o dia a dia do idoso.

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial iniciado, a princípio, nos países desenvolvidos em decorrência da queda de mortalidade, a grandes conquistas do conhecimento médico, urbanização adequada das cidades, melhoria nutricional, elevação dos níveis de higiene pessoal e ambiental tanto em residências como no trabalho assim como, em decorrência dos avanços tecnológicos, fatores que começaram a ocorrer no final da década de 40 e início dos anos 50.

Nos países em desenvolvimento como o Brasil, o aumento da expectativa de vida tem sido evidenciada pelos avanços tecnológicos relacionados a área de saúde nos últimos 60 anos, como as vacinas, uso de antibióticos, quimioterápicos que tornaram possível a prevenção ou cura de muitas doenças. Aliado a estes fatores a queda de fecundidade, iniciada na década de 60, permitiu a ocorrência de uma grande explosão demográfica que começões diminuir na década de 90.

No entanto o processo de envelhecimento deve vir acompanhado de qualidade de vida, e isso significa viver um estilo de vida ativo. Isso significa interação social e atividade física que ajudam a manter a independência ao envelhecermos necessitamos de estímulo mental, físico e emocional suficiente para permanecermos engajados no processo de viver.

Na maturidade é fundamental mantermos nosso corpo em movimento, e o  cérebro ativo e para isso algumas ações podem ser tomadas para atingir o objetivo:

– Leia um bom livro;

– Ouça música que lhe agrada;

– Pratique atividade física, frequente centros recreativos e parques comunitários;

– Quem sabe ter um animal de estimação para lhe fazer companhia;

– Que tal se voluntariar em atividades sociais.

– Ser ativo é sinônimo de ser saudável.

Como dizia Douglas MacArthur ¨”Ninguém envelhece simplesmente vivendo vários anos. As pessoas envelhecem quando abandonam seus ideais. Os anos podem enrugar a pele, mas perder o interesse enruga a alma”.

Créditos de Imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *