Uma boa saúde é fundamental para lidar com o estresse e viver uma vida mais longa e ativa. Neste artigo, explicamos o significado de boa saúde, os tipos de saúde que uma pessoa precisa considerar e como preservá-la.

O que é saúde?

Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde de uma forma ainda utilizada hoje em dia:

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.”

Em 1986, a OMS fez mais esclarecimentos:

“Um recurso para o dia a dia, não o objetivo de viver. Saúde é um conceito positivo que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas.”

Isso significa que a saúde é um recurso para apoiar a função de um indivíduo na sociedade em geral, ao invés de um fim em si mesma. Um estilo de vida saudável fornece os meios para levar uma vida plena com significado e propósito.

Em 2009, pesquisadores publicaram na revista The Lancet um novo conceito em saúde, como a capacidade de um corpo se adaptar a novas ameaças e enfermidades.

Os pesquisadores se basearam para esta essa definição, na ideia de que nas últimas décadas a ciência moderna deu passos significativos na conscientização sobre as doenças, entendendo como elas funcionam, descobrindo novas maneiras de retardá-las ou pará-las e reconhecendo que a ausência de patologia pode não ser possível. .

Tipos de saúde

A saúde mental e física são provavelmente os dois tipos de saúde mais frequentemente discutidos.

A saúde espiritual, emocional e financeira também contribui para a saúde geral. Os especialistas associam isso à redução dos níveis de estresse e à melhoria do bem-estar físico e mental (infelizmente nesta pandemia de COVID-19 este cenário se modificou)

Pessoas com melhor saúde financeira, por exemplo, podem se preocupar menos com finanças e ter meios para comprar alimentos frescos com mais regularidade. Aqueles com boa saúde espiritual podem sentir uma sensação de calma e determinação que alimenta uma boa saúde mental.

As iniquidades em saúde afetam a todos nós de maneiras diferentes.

Saúde física

Uma pessoa com boa saúde física provavelmente terá funções e processos corporais funcionando no seu auge.

Isso não se deve apenas à ausência de doenças. Exercícios regulares, nutrição balanceada e descanso adequado contribuem para uma boa saúde. Acesso a tratamento médico auxilia a manter o equilíbrio, quando necessário.

O bem-estar físico envolve a busca de um estilo de vida saudável para diminuir o risco de doenças. Manter a aptidão física, por exemplo, pode proteger e desenvolver a resistência da respiração e da função cardíaca de uma pessoa, força muscular, flexibilidade e composição corporal.

Cuidar da saúde física e do bem-estar também envolve a redução do risco de ferimentos ou problemas de saúde, como:

Diminuir os riscos no local de trabalho

Usar proteção ao fazer sexo

Prática de cuidados de higiene eficaz

Evitar o uso de tabaco, álcool ou drogas ilegais

Usar vacinas recomendadas para uma condição ou país específico ao viajar

Uma boa saúde física pode trabalhar em conjunto com a saúde mental para melhorar a qualidade de vida geral de uma pessoa.

Saúde mental

Saúde mental se refere ao bem-estar emocional, social e psicológico de uma pessoa. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física como parte de um estilo de vida ativo e pleno.

É mais difícil definir saúde mental do que saúde física porque muitos diagnósticos psicológicos dependem da percepção de um indivíduo sobre sua experiência.

Com as melhorias nos testes, no entanto, os médicos agora são capazes de identificar alguns sinais físicos de alguns tipos de doenças mentais em tomografias computadorizadas e testes genéticos.

Uma boa saúde mental não é categorizada apenas pela ausência de depressão, ansiedade ou outro transtorno. Também depende da capacidade de uma pessoa para:

Recuperar-se após experiências difíceis e adaptar-se à adversidade

Equilibrar diferentes elementos da vida, como família e finanças

Sentir-se seguro e protegido

Atingir todo o seu potencial

A saúde física e mental tem fortes conexões. Por exemplo, se uma doença crônica afeta a capacidade de uma pessoa de completar suas tarefas regulares, pode levar à depressão e ao estresse. Esses sentimentos podem ser devido a problemas financeiros ou problemas de mobilidade.

Uma doença mental, como depressão ou anorexia, pode afetar o peso corporal e a função geral.

É importante abordar a “saúde” como um todo, e não como uma série de fatores separados. Todos os tipos de saúde estão interligados e as pessoas devem almejar o bem-estar geral e o equilíbrio como a chave para uma boa saúde.

Fonte:

<a href=’https://www.freepik.com/photos/doctor’>Doctor photo created by jcomp – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *