O ácido hialurônico (AH) é uma substância que produzida naturalmente no corpo e que ajuda a lubrificar e amortecer as articulações e manter as células hidratadas. Em alguns casos, as injeções de HA podem ajudar a reduzir os sintomas da osteoartrite.

O que é ácido hialurônico?

É uma substância que existe no corpo humano, que tem poder umectante, o que significa que retém a umidade dentro das células, mantendo-as hidratadas. Encontramos ácido hialurônico da pele, olhos e articulações. Dentro das articulações, é um componente-chave do líquido sinovial, que é responsável por amortecer e lubrificar os ossos à medida que nos movimentamos.

No portador de  osteoartrite, as articulações são menos capazes de deslizar suavemente devido à degradação da cartilagem. A quantidade e qualidade do ácido hialurônico no líquido sinovial diminui e as moléculas inflamatórias se misturam a ele. Isso pode resultar em dor ou inchaço.

As injeções de Ácido Hialurônico funcionam diretamente na articulação, ajudando a reduzir o atrito e a inflamação. Desta forma, pode diminuir os sintomas da osteoartrite para algumas pessoas.

Estudos sugerem que o Ácido Hialurônico é um tratamento eficaz para o gerenciamento da osteoartrite.  O portador pode precisar de várias injeções de ácido hialurônico durante o tratamento, antes de notar melhora seus sintomas. No entanto, o alívio dos sintomas com este tratamento pode de 6 meses à 1 ano em alguns casos.

O Ácido Hialiurônico não é uma cura para a osteoartrite, mas pode reduzir a inflamação, o que pode melhorar a qualidade de vida do portador,

Os indivíduos que podem se beneficiar com o tratamento com o AH são os que  que não respondem bem aos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), diabéticos que desejam evitar uso de corticoides e portadores de osteoartrite leve e moderada.

Atualmente, os especialistas não sabem como as injeções de HA podem afetar a gravidez ou o leite materno, portanto, o médico pode sugerir uma alternativa na utilização e AH para pessoas grávidas ou amamentando.

Como é utilizado:

As injeções de HA para osteoartrite geralmente envolvem as seguintes etapas:

  1. Um profissional de saúde limpará a pele ao redor do local da injeção, podendo também utilizar um anestésico tópico para diminuir a dor..
  2. Em seguida, um médico decidirá se deve retirar o líquido da articulação, que pode ocorrer se a articulação estiver inchada devido ao excesso de líquido sinovial.
  3. O médico então injetará AH (Ácido Hialurônico) no espaço entre os ossos usando uma agulha estéril.
  4. Após a injeção, será coberta a área com um curativo.

Após uma injeção de HA, pode ocorrer uma dor leve, inchaço ou rigidez ao redor da articulação.  A aplicação de uma bolsa de gelo pode ajudar.

O exercícios extenuantes de sustentação de peso devem ser evitados por alguns dias, mas o indivíduo pode retornar as suas atividades habituais de acordo com a orientação médica.

As injeções de AH são realizadas de uma vez por semana por 3 a semanas de acordo com a terapêutica utilizada pelo seu médico.

Efeitos colaterais e riscos
  • dor
  • descoloração da pele no local da injeção
  • coceira
  • inchaço
  • contusão

Esses sintomas provavelmente ocorrem por causa da injeção causando uma lesão e não por causa do próprio AH.

Fonte:

Altman, R. D., Manjoo, A., Fierlinger, A., Niazi, F., & Nicholls, M. (2015). The mechanism of action for hyaluronic acid treatment in the osteoarthritic knee: a systematic review. BMC musculoskeletal disorders16(1), 1-10.

Miyazaki, T., Sakamoto, T., Aoki, N., Nakajima, H., Oki, H., & Matsumine, A. (2020). Does hyaluronic acid injection prevent the progression of knee Osteoarthritis?. Osteoarthritis and Cartilage28, S500.

https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/arthritis/viscosupplementation-treatment-for-arthritis

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *