O óleo de semente preta vem sendo utilizado há muito tempo por seus benefícios terapêuticos.
Estudos sugerem que esse óleo pode oferecer muitos benefícios para a saúde e em cosméticos, pode ajudar na perda de peso, melhorar as condições da pele e auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer e diabetes.
Sementes pretas também são conhecidas como sementes de cominho preto, cominho preto, kalonji e cebola preta .
É uma semente da Nigella sativa , uma pequena planta com flores roxas, azuis ou brancas que cresce na Europa Oriental, Ásia Ocidental e Oriente Médio.
As pessoas usaram as minúsculas sementes negras dos frutos de N. sativa como remédio natural por milhares de anos. As sementes também podem temperar caril e picles.
O óleo de semente preta contém timoquinona, que é um composto antioxidante e anti-inflamatório com propriedades protetoras contra tumores.
Também é possível consumir o óleo de semente preta, na forma de cápsulas ou aplicá-lo topicamente na pele, usar em forma de óleo para massagear, xampus, produtos caseiros para cuidados com a pele e fragrâncias.
O óleo de semente preta de alta qualidade também é adequado para uso em culinária, panificação e bebidas.
Benefícios do óleo de semente preta
Cientistas com uma variedade de especialidades pesquisaram os possíveis benefícios do óleo de semente preta.
No entanto, é importante notar que muitos estudos até agora utilizaram células ou animais como modelos, e há poucas pesquisas disponíveis sobre os efeitos do óleo de semente preta em humanos.
Benefícios para perda de peso
Pesquisas demonstraram que a suplementação de sementes pretas pode ajudar a diminuir o índice de massa corporal –IMC- tendo efeito benéfico na diminuição de peso. Os participantes do estudo não relataram efeitos colaterais graves ao usar este suplemento.
Um estudo de 2013 relata que o óleo de semente preta pode ser eficaz no combate à obesidade.
Benefícios para a pele
O óleo de semente preta pode ser benéfico para pessoas com as seguintes condições de pele:
- Eczema: acredita-se que os efeitos terapêuticos de sativa sob a forma de óleo de semente de negro pode ser eficaz no tratamento de eczemas nas mãos .
- Acne: os efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios do óleo de semente preta podem melhorar a acne . Em um estudo, 58% dos participantes classificaram a resposta a esse tratamento como boa, enquanto 35% sentiram que seus resultados foram moderados.
- Psoríase: Um realizado em 2012 em cobaias sugere que o óleo também pode ter benefícios antipsoriáticos.
O óleo de semente preta também pode hidratar o cabelo, suavizar a pele e agir como um hidratante, embora haja falta de evidências científicas para confirmar esses benefícios.
Benefícios para saúde
O óleo de semente preta também pode ser benéfico para algumas condições de saúde, incluindo o seguinte:
Câncer
Estudos recentes mostraram que a timoquinona no óleo de semente preta pode influenciar a morte celular programada, ou apoptose, em vários tipos de células cancerígenas, como câncer cerebral, de mama e leucemia.
No entanto, os efeitos do óleo de semente preta no câncer somente foram testados até agora em células cancerígenas, ainda não foram testadas em humanos então os pesquisadores ainda não sabem quão eficaz o óleo pode ser eficaz no tratamento de câncer.
Função hepática e renal
Uma pesquisa realizada em cobaias, o óleo de semente preta reduziu as complicações da doença hepática e renal e melhorou as estruturas dos órgãos. Os pesquisadores não sabem se esses efeitos também ocorreriam em humanos.
Diabetes
De acordo com uma publicação do Journal of Endocrinology & Metabolism , o óleo de semente preta pode ter propriedades antidiabéticas e melhorar os níveis de açúcar no sangue. Entretanto este estudo também usou modelos animais, então mais pesquisas são necessárias para confirmar a eficácia do óleo em humanos.
Mas atenção antes de utilizar qualquer medicação deve-se conversar o médico antes, bem como no uso de suplementos de ervas, como o óleo de semente preta.
Complicações
Com o uso tópico, o óleo de semente preta pode causar uma erupção alérgica em algumas pessoas. Portanto, é vital testar um pequeno pedaço de pele primeiro para garantir que ele não desencadeie uma reação.
Deve-se também tomar cuidado para manter o óleo afastado dos olhos, narinas e outras partes do corpo sensíveis.
A ingestão de óleo de semente negra pode levar a problemas digestivos, como dores de estômago, constipação e vômitos.
Para obter o óleo de semente de preta de forma segura, escolha sempre óleo de semente preta orgânico de alta qualidade que seja 100% puro com grau terapêutico.