Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Transtornos mentais – Conheça os mais comuns

A saúde mental se refere ao bem-estar cognitivo, comportamental e emocional. É como pensamos, sentimos e nos comportamos. A saúde mental pode afetar a vida diária, os relacionamentos e a saúde física.

A saúde mental se refere ao bem-estar cognitivo, comportamental e emocional. É como pensamos, sentimos e nos comportamos. A saúde mental pode afetar a vida diária, os relacionamentos e a saúde física.

Cuidar da saúde mental pode preservar nossa capacidade de aproveitar a vida. Fazer isso envolve alcançar um equilíbrio entre as atividades de vida, responsabilidades e esforços para alcançar a resiliência psicológica.

Condições como estresse, depressão e ansiedade podem afetar a saúde mental e perturbar a rotina de uma pessoa.

Transtornos mentais comuns

Os tipos mais comuns de doença mental são os seguintes:

  • transtornos de ansiedade
  • Transtornos de Humor
  • transtornos esquizofrênicos.
Transtornos de ansiedade

O transtorno de ansiedade é o tipo mais comum de  doença mental.

Pessoas com essas condições têm medo ou ansiedade severa, que se relaciona a certos objetos ou situações. A maioria das pessoas com transtorno de ansiedade tentará evitar a exposição ao que quer que desencadeie sua ansiedade.

Exemplos de transtornos de ansiedade incluem:

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) caracterizado como como uma preocupação desproporcional que perturba a vida cotidiana.

As pessoas também podem apresentar sintomas físicos, incluindo

  • inquietação
  • fadiga
  • tensão muscular
  • sono interrompido

Um surto de sintomas de ansiedade não precisa necessariamente de um gatilho específico em pessoas com TAG.

Portadores de TAG, podem sentir ansiedade excessiva ao se depararem com situações cotidianas que não representam um perigo direto, como tarefas domésticas ou compromissos. Uma pessoa com TAG às vezes pode sentir ansiedade sem nenhum gatilho.

Transtornos de pânico

Indivíduos com transtorno do pânico, experimentam ataques de pânico regulares, que envolvem um terror repentino e avassalador ou uma sensação de desastre iminente e morte.

Fobias

Existem diferentes tipos de fobia:

  • Fobias simples: podem envolver um medo desproporcional de objetos, cenários ou animais específicos. O medo de aranhas é um exemplo comum.
  • Fobia social: às vezes conhecida como ansiedade social, é o medo de estar sujeito ao julgamento de outras pessoas. Pessoas com fobia social geralmente restringem sua exposição a ambientes sociais.
  • Agorafobia: este termo, se refere ao medo de situações nas quais pode ser difícil escapar, como estar em um elevador ou trem em movimento. Muitas pessoas interpretam mal essa fobia como o medo de estar do lado de fora.

As fobias são profundamente pessoais e os médicos não conhecem todos os tipos. Pode haver milhares de fobias, e o que pode parecer incomum para uma pessoa pode ser um problema grave que domina a vida diária de outra.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Pessoas com TOC têm obsessões e compulsões. Em outras palavras, têm pensamentos constantes e estressantes e uma forte necessidade de realizar atos repetitivos, como lavar as mãos.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

O TEPT, pode ocorrer depois de experimentar ou testemunha um evento profundamente estressante ou traumático.

Durante esse tipo de evento, o portador, pensa que sua vida ou a de outras pessoas estão em perigo,  podem sentir medo ou não ter controle sobre o que está acontecendo.

Essas sensações de trauma e medo podem então contribuir para o TEPT.

Transtornos de Humor

As pessoas também podem se referir aos transtornos de humor como transtornos afetivos ou depressivos.

Pessoas com essas condições apresentam mudanças significativas no humor, geralmente envolvendo mania, que é um período de alta energia e euforia, ou depressão. Exemplos de transtornos de humor incluem:

  • Depressão grave : um indivíduo com depressão grave experimenta um constante baixo-astral e perde o interesse em atividades e eventos que antes apreciava. Eles podem sentir períodos prolongados de tristeza ou tristeza extrema.
  • Transtorno bipolar: neste caso o portador apresenta mudanças de humor incomuns, níveis de energia, níveis de atividade e capacidade de continuar com a vida diária. Os períodos de alto humor são conhecidos como fases maníacas, enquanto as fases depressivas provocam o baixo humor.
  • Transtorno afetivo sazonal (TAS):  a diminuição da luz do dia durante o outono, inverno e os primeiros meses da primavera desencadeia esse tipo de depressão maior.
Transtornos de esquizofrenia

As autoridades de saúde mental ainda estão tentando determinar se a esquizofrenia é um distúrbio único ou um grupo de doenças relacionadas. É uma condição altamente complexa.

Os sinais de esquizofrenia normalmente se desenvolvem entre as idades de 16 e 30 amos o portador, terá pensamentos que parecem fragmentados e também pode ter dificuldade para processar informações.

A esquizofrenia tem sintomas negativos e positivos. Os sintomas positivos incluem delírios, distúrbios do pensamento e alucinações. Os sintomas negativos incluem abstinência, falta de motivação e um humor monótono ou inadequado.

Parte inferior do formulário

Primeiros sinais

Não há nenhum teste físico ou varredura que indique de forma confiável se uma pessoa desenvolveu uma doença mental. No entanto, devemos estar atentos aos seguintes possíveis sinais de um transtorno de saúde mental:

  • Afastamento de amigos, família e colegas
  • Evitar atividades de que normalmente gostaria de fazer
  • Dormir muito ou pouco
  • Comer muito ou pouco
  • Desesperança
  • Sem energia
  • Abuso de substâncias
  • Demonstração de emoções negativas
  • Confusão
  • Incapacidade de realizar tarefas diárias, como chegar ao trabalho ou cozinhar uma refeição
  • Pensamentos ou memórias persistentes que reaparecem regularmente
  • Ouvir vozes
  • Delírios
Tratamento:

Existem vários métodos para gerenciar problemas de saúde mental. O tratamento é altamente individual, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Algumas estratégias ou tratamentos têm mais sucesso em combinação com outros. Uma pessoa que vive com um transtorno mental crônico pode escolher diferentes opções em vários estágios da vida.

O indivíduo precisa trabalhar em estreita colaboração com um profissional especializado, que pode ajudá-lo a identificar suas necessidades e fornecer-lhe o tratamento adequado.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros