A pele do nosso corpo se torna flácida devido a fatores internos ou externos que afetam as principais moléculas que ajudam a manter a pele elástica, firme e hidratada.

Os sinais de envelhecimento são consequências da diminuição de funcionamento do tecido conjuntivo, onde o colágeno fica mais rígido, as fibras de elasticidade perdem sua força, diminuindo a elasticidade, ocorre a diminuição das glicosominoglicanas e também a redução da água, diminuindo assim o desenvolvimento celular.

Este declínio constante impossibilita a manutenção da camada de gordura sob a pele, e a degeneração das fibras elásticas juntamente com a diminuição de troca de oxigenação nos tecidos leva a desidratação, resultando em flacidez e rugas a flacidez facial é consequência do processo fisiológico, com a diminuição das funções do tecido, onde o colágeno vai se tornando cada vez mais rígido. Essa diminuição impossibilita a manutenção de uma camada uniforme de tecido adiposo sobre a pele, resultando na diminuição de troca gasosa entre os tecidos com a degeneração das fibras elásticas, ocasionando a desidratação da pele e resultando na flacidez.

A maioria das pessoas começam a sentir flacidez ou afrouxamento da pele a partir dos 40 anos. A frouxidão da pele devido ao processo de envelhecimento deve-se principalmente à perda das tramas de colágeno, fibras de elastina e ácido hialurônico – molécula que ajuda a pele a reter a umidade.

A perda de peso, rápida, e a gravidez também podem deixar a pele flácida bem como também mulheres na menopausa, excesso de luz ultravioleta (UV), certos medicamentos, como esteroides e corticosteroides, produtos para a pele ou detergentes que contêm produtos químicos, fumo e ingestão de álcool.

A flacidez da pele é um dos sinais mais notáveis do processo de envelhecimento da pele.

→ Renovação das células – as células começam a se renovar mais lentamente, e as células da derme vão produzir cada vez menos colágeno a

→ Além disso a perda de tecido adiposo – A gordura nas camadas subcutâneas é reduzida e a epiderme começa a ceder.

À medida que envelhecemos, os ossos mudam de contorno, fazendo-nos diminuir a estatura.

lentamente, e as células da derme vão produzir cada vez menos colágeno a

→ A pele começa a afundar em áreas específicas, como bochechas, e pescoço e isso cria uma mudança visível que é desagradável e indesejável.

lentamente, e as células da derme vão produzir cada vez menos colágeno a

→ Os efeitos disso são notados com mais frequência na área da bochecha e da mandíbula, em grande parte devido à perda de gordura no centro da face, podem ser notadas também flacidez entre o nariz e a boca e ‘papada’ começando a se desenvolver.

Os tratamentos para flacidez são inúmeros, entretanto o processo de envelhecimento é ainda um dos maiores responsáveis pela flacidez da pele.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/love”>Love photo created by senivpetro – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *