O fígado é um órgão responsável pela quebra de carboidratos, produção de glicose e de desintoxicar o corpo, armazena nutrientes e forma a bile, que é necessária para digerir e absorver os nutrientes dos alimentos corretamente.  É a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano. Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.

Existem muitos alimentos e bebidas que podemos consumir para ajudar a proteger o fígado.

A saúde do fígado é vital para a saúde geral. A disfunção hepática pode levar a doenças do fígado, distúrbios metabólicos e até diabetes tipo II.

Embora possa ser impossível gerenciar todos os fatores de risco, consumir certos alimentos e bebidas pode ajudar a promover a saúde do fígado.

Alimentos e bebidas benéficos para a saúde do fígado

Café

O café parece ser bom para o fígado, especialmente porque protege contra problemas como a doença do fígado gorduroso a esteatose hepática.

A ingestão diária de café pode ajudar a reduzir o risco de doença te efeito protetivo contra câncer.

O café parece reduzir o acúmulo de gordura no fígado e aumenta a quantidade de antioxidantes no organismo. Os compostos no café também ajudam as enzimas hepáticas a livrar o corpo de substâncias causadoras de câncer.

Farinha de Aveia

O consumo de aveia é uma maneira fácil de adicionar fibras à dieta. A fibra é uma ferramenta importante para a digestão, e as fibras específicas da aveia podem ser úteis para o fígado. Aveia é rica em compostos chamados beta-glucanos.

Os beta-glucanos são muito ativos biologicamente no corpo. Eles ajudam a modular o sistema imunológico e combatem a inflamação, e podem ser úteis na luta contra a diabetes e a obesidade.

Estudos referem que os beta-glucanos da aveia parecem ajudar a reduzir a quantidade de gordura armazenada no fígado em camundongos, o que também poderia ajudar a proteger o fígado. Mais estudos clínicos são necessários para confirmar.

As pessoas que procuram adicionar aveia ou aveia à sua dieta devem procurar aveia integral.  Farinha de aveia pré-embalada pode conter compostos  como farinha ou açúcares, que não benéficos para o corpo.

Chá verde

Estudos referem que o chá verde pode ajudar a reduzir a gordura no fígado, e diminuir o estresse oxidativo e  sinais de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

É importante notar que o chá pode ser melhor do que os extratos, pois alguns extratos podem danificar o fígado em vez de curá-lo.

O estudo observa que ainda não há recomendações específicas para pessoas com essa condição de consumir chá ou extratos de chá, mas a ligação com a saúde do fígado é promissora.

Alho

De acordo com pesquisas o consumo de alho reduz o peso corporal e o teor de gordura em pessoas com DHGNA, sem alterações na massa corporal magra. Isso é benéfico, já que o excesso de peso ou obesidade é um fator que contribui para a DHGNA.

Frutas vermelhas

Muitas bagas escuras, mirtilos, framboesas e cranwberries, contêm antioxidantes chamados polifenóis, que podem ajudar a proteger o fígado de danos.

Ingerir regularmente frutas vermelhas também pode ajudar a estimular o sistema imunológico.

Uvas

O suco de uvas e sementes de uva são ricos em antioxidantes que podem ajudar o fígado, reduzindo a inflamação e prevenindo danos ao fígado.

Comer uvas inteiras e semeadas é uma maneira simples de adicionar esses compostos à dieta. Um suplemento de extrato de semente de uva também pode fornecer antioxidantes.

Vegetais em geral

Uma ampla gama de alimentos vegetais podem ser útieis para o fígado. Quem incluem abacate, banana, cevada, beterraba, brócolis, cenouras, couve, melancia, entre outros.

Nozes

A ingestão de  nozes pode ser uma outra maneira de manter o fígado saudável e proteger contra a DHGNA. Nozes geralmente contêm ácidos graxos insaturados, vitamina E  e antioxidantes. Estes compostos podem ajudar a prevenir a DHGNA, bem como reduzir a inflamação e o estresse oxidativo.

Comer um punhado de nozes, ou amêndoas, a cada dia pode ajudar a manter a saúde do fígado. Mas o consumo destas castanhas devem ser moderados pois são ricos em calorias.

Evitar

Em geral, encontrar equilíbrio na dieta manterá o fígado saudável. No entanto, existem também alguns alimentos e grupos de alimentos que o fígado pode ter dificuldade em processar, que incluem:

  • Alimentos gordurosos:incluem alimentos fritos, fast food e alimentos de procedência desconhecida.. Snacks embalados, batatas fritas e nozes também podem ser surpreendentemente ricos em gorduras.
  • Alimentos ricos em amido:incluem pães, massas e bolos ou assados.
  • Açúcar:Cortar o açúcar e alimentos açucarados, como cereais, assados ​​e doces, pode ajudar a reduzir o estresse no fígado.
  • Sal:Maneiras simples de reduzir a ingestão de sal incluem comer menos, evitar carnes ou vegetais enlatados e reduzir ou evitar carnes e bacon.
  • Álcool:Qualquer pessoa que queira dar uma pausa no fígado deve considerar reduzir a ingestão de álcool ou eliminá-lo completamente da dieta.

Com esses cuidados simples sua saúde e seu fígado agradecem.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *