Existem milhares de cremes antienvelhecimento, hidratantes, loções, esfoliantes e loções de limpeza disponíveis no mercado, e sem uma boa consultoria de um dermatologista podemos gastar muito dinheiro em marcas de luxo, ou com poucos reais na farmácia e, não obtermos o resultado esperado.

No entanto, muitas pessoas desconhecem que algumas marcas não tão caras funcionam tão bem como as marcas de luxo. De acordo com especialistas, pois possuem os mesmos ingredientes. Mas precisamos conhecer quais. Então vamos lá….

O segredo? Procure o produto certo para o seu tipo de pele.

Para limpar a pele melhor: sabonete em barra ou líquido?

A maioria dos sabonetes em barra são muito duros para usar no rosto, e seus ingredientes podem irritar e secar a pele. Limpadores faciais líquidos (sabonetes líquidos) ou produtos espumantes cremosos em sua maioria contém hidratantes que ajudam a hidratar a pele.

Especialistas aconselham as mulheres a usar um limpador facial líquido contendo ceramidas, a base de lipídios que ajudam a pele a reter a umidade.

Mas, caso a opção seja o sabão em barra, evitar sabonetes com laurilsulfato de sódio que seca a pele. Opte por sabonetes hidratantes com ingredientes como glicerina e óleos à base de plantas.

Em caso de pele oleosa ou com acne, um limpador contendo ácido salicílico, ajuda a remover células mortas da pele, e peróxido de benzoíla, ajuda a desobstruir os poros.

Cremes antienvelhecimento

Cremes a base de retinóides tem ação hidratantes e ajudam a diminuir os sinais de envelhecimento, e auxiliam na produção de colágeno .

Os retinóides são compostos a base de vitamina A , também conhecidos como; palmitato de retinol ou a tretinoína (compostos a base de vitamina A).

A vitamina A ou o ácido retinóico são indicados para: Acnes, manchas na pele, sardas, pele aspera, flácida, irregular, estrias recentes, cicatrizes de acne e tratamento de acne.

Sua ação se dá pela ligação com receptores dentro de células epiteliais, que ao se ligarem aos retinóides estimulam a produção de Fatores de Crescimento Epidérmico (FCE), também reduzem a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Podem agir inibindo substâncias conhecidas como metaloproteinases, que danificam a estrutura do colágeno, estimulando a produção de elastina e reduzindo a ação das colagenases.

MAS NÃO ESQUEÇA O USO DE RETINÓIDES SÓ DEVE SER UTILIZADO COM RECOMENDAÇÃO MÉDICA.

Ácido Gama-aminobutírico

O ácido gama-aminobutírico (GABA) funciona como um neurotransmissor, atuando no sistema nervoso ajuda a relaxar as rugas temporariamente.

O GABA atua como um relaxante muscular relaxando as rugas e linhas de expressão finas, é considerado uma alternativa do Botox, no entanto os resultados clínicos de sua efetividade ainda estão em estudo.

Se no rótulo do creme que você utiliza houver substâncias como peptídeos e sirtuína, uma proteína, eles podem auxiliar a suavizar a textura irregular e melhorar a elasticidade da pele.

Procure os termos peptídeos de cobre e oligopeptídeo palmitoil na lista de ingredientes de cremes antienvelhecimento.

Escolha o hidratante correto para seu tipo de pele

A pele de nosso rosto está constantemente exposta ao ar e poluentes que roubam da pele sua umidade.

Hidratantes com emolientes e umectantes hidratam a pele sem deixa-la gordurosa. Os umectantes ajudam a reter a umidade enquanto os emolientes auxiliam a suavizar e acalmar a pele. Juntos, eles podem minimizar linhas finas ao redor do olho ou no pescoço temporariamente.

Cremes que contêm glicerina e ácido hialurônico, provocam uma melhora da pele temporariamente, minimizando a aparência de linhas finas e rugas.

Esfoliantes e Loções de limpeza

Ingredientes com formulas hidratantes devem passar pela camada mais externa da pele para atuar eficazmente.

Usar um esfoliante duas vezes por semana, vai ajudar a retirar as células mortas da pele, permitindo a penetração de cremes de tratamento.

Também ajudam manter a pele mais lisa e menos manchada. Alguns tipos de loção de limpeza e esfoliantes são suaves o suficiente para serem usado todos os dias.

Caso opte por um esfoliante suave, procure produtos que contenham ácido glicólico, ácido láctico, ácido salicílico ou ácido málico.

Cremes antioxidantes

Muitos cremes contêm antioxidantes, ajudam a prevenir os radicais livres (elétrons não pareados altamente reativos que provocam envelhecimento e morte celular precoce) de danificar as células.

Alguns cremes antioxidantes firmam a pele, diminuem as rugas e minimizam os efeitos danosos na pele causados ​​pelo sol. Mas há muito poucos estudos científicos que provam sua efetividade.

Mas, caso opte por cremes a base de antioxidantes procure produtos que contenham niacinamida, que é anti-inflamatório e antioxidante, ou antioxidantes coenzima Q10, extrato de café e extrato de soja, pois de acordo com especialista estes ingredientes podem ajudar a reduzir os sinais de danos causados ​​pelo sol.

Mantenha a pele iluminada

De acordo com especialista, cremes que podem clarear as manhas da pele tem em sua formula hidroquinona, com poder comprovado de remover manchas da pele, pois bloqueia a ação da melanina e da tirosinase, uma enzima que participa na formação de melanina, mas deve ser utilizada com cuidado, o máximo de concentração a ser utilizado de acordo com especialista é de até 2%.

MAS NÃO ESQUEÇA SOMENTE DEVE SER UTILIZADA COM SUPERVISÃO DE UM ESPECIALISTA.

Use protetor solar

Cerca de 80% das alterações visíveis da pele atribuídas ao envelhecimento são causadas pela exposição à luz ultravioleta. Prevenção de danos causados ​​pelo sol é a coisa mais importante que você pode fazer para a pele de seu rosto.

Muitos hidratantes e cremes faciais contêm protetores solares de amplo espectro que filtram os raios UVA e UVB.

A Academia Americana de Dermatologia recomenda o uso de proteção de amplo espectro de pelo menos SPF 30 todos os dias.

Limitar o seu tempo ao sol, especialmente entre as 10 e 14 horas, e vestindo roupas de proteção, como camisas de mangas compridas, calças e um chapéu de abas largas, também podem ajudar a proteger sua pele dos danos causados ​​pelo sol.

Abraços medicinais.

Fontes:

http://www.webmd.com/beauty/advances-skin-care-9/women-face-skin-care?page=3

http://www.webmd.com/beauty/advances-skin-care-9/women-face-skin-care

http://www.newhealthadvisor.com/How-to-Take-Care-of-Your-Face.html

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *