Níveis elevados de triglicerídeos, pode ser um fator de risco para aterosclerose. Níveis altos de triglicerídeos podem causar também esteatose hepática e pancreatite. É comum que diabéticos e portadores de doença renal crônica e algumas classes de medicamentos causem aumento de triglicérides.

  • Os triglicerídeos são o principal ingrediente dos óleos vegetais e gorduras animais, ao realizar o teste de triglicérides sanguíneo, o objetivo é verificar os valores deste elemento no sangue, para isso é indicado jejum de 9 a 12 horas.
  • Os valores normais de triglicerídeos no sangue são inferiores a 150 mg por decilitro (mg / dL).
  • Os níveis de triglicerídeos podem ser controlados por mudanças no estilo de vida e, quando necessário, uso de medicamentos.
O que são triglicerídeos?

Os triglicerídeos são compostos químicos digeridos pelo organismo para fornecer energia para o metabolismo corporal, e são a forma mais comum de gordura no corpo.

A molécula de triglicerídeos é uma forma do glicerol químico (tri = três moléculas de ácido graxo + glicerídeo = glicerol) que contém três ácidos graxos. Para serem absorvidas, essas partes são quebradas no intestino delgado e depois são remontadas com colesterol   para formar quilomícrons. Esta é a fonte de energia para as células do corpo. As células adiposas e hepáticas são utilizadas como locais de armazenamento e liberam quilomícrons, quando o corpo precisa de energia.

Níveis elevados de triglicerídeos é um fator de risco para aterosclerose, o estreitamento das artérias com o acúmulo de placas gordurosas que podem levar a infarto, Acedente Vascular Encefálico (derrame) e doença arterial periférica. Níveis marcadamente elevados de triglicerídeos também podem causar doença hepática gordurosa e pancreatite.

Certas doenças e condições podem causar níveis sanguíneos elevados de triglicerídeos, por exemplo:

  • Diabetes sem controle
  • Doença renal
  • Cirrose hepática ou outras doenças hepáticas
  • Hipotireoidismo
  • Alguns medicamentos como betabloqueadores, diuréticos e anticoncepcionais. O consumo de álcool, pode aumentar os níveis sanguíneos de triglicerídeos, fazendo com que o fígado produza mais ácidos graxos. No entanto, existem alguns aspectos benéficos do consumo moderado de álcool, definidos como uma bebida alcoólica por dia (um copo de vinho, uma garrafa de cerveja ou um cálice de licor), que podem equilibrar os valores de triglicérides.

Os níveis de triglicerídeos no sangue são mensurados por exame de sangue. Frequentemente, os triglicerídeos são medidos para identificar o perfil de lipoproteínas (perfil lipídico) no qual triglicerídeos, colesterol, HDL (lipoproteína de alta densidade) e LDL (lipoproteína de baixa densidade) são avaliados ao mesmo tempo.

Quais são os níveis normais de triglicerídeos ?

O que significam níveis elevados de triglicerídeos?

  • Os níveis normais de triglicerídeos no sangue são inferiores a 150 mg por decilitro (mg / dL).
  • Os níveis limítrofes estão entre 150-200 mg / dL.
  • Altos níveis de triglicerídeos (maiores que 200 mg / dl) estão associados a um risco aumentado de doenças cerebrovasculares.
  • Níveis extremamente altos de triglicerídeos (maiores que 500 mg / dl) podem causar pancreatite (inflamação do pâncreas).

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/medical”>Medical photo created by rawpixel.com – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *