Acetaminofeno ou Tylenol pertence a uma classe de medicamentos denominado AINEs – Analgésicos não esteroidais – tem poder analgésicos e antipiréticos – indicados para dor e febre. O mecanismo exato de ação do acetaminofeno ainda não é bem conhecido. Acredita-se que pode reduzir a produção de prostaglandinas no cérebro que são substâncias químicas que causam inflamação e inchaço. O acetaminofeno alivia a dor elevando o limiar da mesma, ou seja o indivíduo ao usar o Tylenol, fica mais resistente a dor.  O acetaminofeno alivia a febre, por sua ação no centro de regulação do calor do cérebro que envia sinais para o corpo  baixar a temperatura do corpo quando a temperatura está elevada.

Indicações

Paracetamol é indicado para o alívio da febre, bem como dores associadas a inúmeras doenças. O acetaminofeno alivia a dor devido a artrite por exemplo, mas não tem efeito sobre a inflamação subjacente, vermelhidão e inchaço da articulação. Se a dor não for causada por inflamação, o acetaminofeno é tão eficaz quanto a aspirina.

O acetaminofeno é tão eficaz quanto o Ibuprofeno, no alívio da dor da osteoartrite do joelho, no entanto o acetaminofeno não deve ser usado por mais de 10 dias, a não ser que haja prescrição médica.

Efeitos colaterais

Pessoas que fazem uso de bebida alcóolica usualmente correm risco de desenvolver insuficiência hepática ao usar paracetamol, pois o álcool age aumentando a conversão do paracetamol em um composto hepatotóxico.

O paracetamol é considerado hepatotóxico e pode promover uma lesão hepatocelular através de três mecanismos, ocorrendo de maneira independente ou em associação. A forma mais comum de hepatotoxicidade é a “overdose”. A principal causa de insuficiência hepática é a intoxicação por paracetamol.

Efeitos colaterais

Quando usados ​​apropriadamente, efeitos colaterais podem se apresentar da seguinte maneira:

  • Reações cutâneas graves
  • Erupção cutânea,
  • Náuseas
  • Dor de cabeça
  • Reações de hipersensibilidade
  • Danos nos rins
  • Anemia
  • Número reduzido de plaquetas no sangue – trombocitopenia

Efeitos colaterais mais graves foram relatados no uso do paracetamol e  incluem sangramento estomacal e intestinal, síndrome de Stevens-Johnson e lesão renal. Redução no número de glóbulos brancos também foi relatada.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People image created by Freepik</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *