As verrugas são lesões na pele geralmente causadas pelo Papiloma Vírus (HPV) na maioria dos casos benignas.  Existem mais de 60 tipos de HPV, alguns dos quais tendem a causar verrugas na pele. O HPV estimula o crescimento rápido de células na camada externa da pele. Na maioria dos casos, as verrugas aparecem nos dedos, perto das unhas ou nas mãos. Alguns tipos de HPV podem causar o aparecimento de verrugas na área genital.

A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados.

Tipos de verrugas mais comuns:
  • Verrugas plantares:este tipo de verruga geralmente aparece como protuberâncias da cor da pele ou marrom claro salpicadas com pequenos vasos sanguíneos coagulados que aparecem como minúsculos pontos pretos. As verrugas plantares parecem na sola dos pés. As vezes podem ser confundidas com calos.
  • Verrugas vulgares: são os tipos mais comuns. Em geral, as lesões são pápulas irregulares, endurecidas e ásperas. Podem se apresentar como lesões isoladas ou agrupadas, em número variável. Encontram-se com frequência em áreas sujeitas a maior trauma, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas (verrugas periungueais).
  • Verrugas anogenitais: este tipo de verruga, pode aparecer na região púbica, nos genitais, no interior ou ao redor do anus ou na vagina. Essas verrugas se parecem com pequenas protuberâncias da cor da pele, rosa ou vermelho. As verrugas podem ser semelhantes à pequenas partes de uma couve-flor ou podem ser muito pequenas e difíceis de ver. Muitas vezes aparecem em grupos de três ou quatro e podem crescer e se espalhar rapidamente. Geralmente não são dolorosos, embora possam causar dor leve, sangramento e coceira. A infecção por HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível comum e pode evoluir para câncer cervical se não tratada.
  • Verrugas planas: este tipo de verruga é mais comum em adolescentes e crianças do que em adultos. As verrugas planas são mais suaves, mais planas e menores do que outras verrugas e geralmente ocorrem no rosto. Verrugas planas também podem aparecer nas pernas, especialmente entre as mulheres.

As verrugas são causadas pelo contato direto com o HPV, que é contagioso. O HPV pode se espalhar por contato pessoa a pessoa ou por contato direto com um objeto usado por uma pessoa com o vírus. O vírus que causa verrugas também pode se espalhar para outras partes do corpo.

Tratamento:

Na maioria dos casos, as verrugas encontradas na pele são inofensivas e podem desaparecer sem tratamento. No entanto, as verrugas genitais devem ser avaliadas por um médico.

Às vezes, as verrugas podem reaparecer após o tratamento e mais de um tipo de tratamento pode ser necessário.  incluir:

  • Congelamento (crioterapia): pode ser feito com produtos de congelamento em spray utilizando nitrogênio líquido para congelar uma verruga.
  • Cantharidina: Esta substância quando aplicada na pele, forma uma bolha ao redor da verruga. Após a aplicação da cantharidina, a área é coberta com um curativo. A bolha remove a verruga da pele.
  • Outros medicamentos: incluem a bleomicina , que é injetada na  verruga para matar o vírus, e o imiquimod, uma droga imunoterápica que estimula o sistema imunológico a lutar contra o vírus da verruga. Ele vem na forma de creme.
  • Ácido salicílico: Quando aplicado regularmente, o ácido dissolve gradualmente o tecido da verruga. O processo pode levar várias semanas.
  • Cirurgia: quando as verrugas não podem ser removidas por outras terapias, a cirurgia pode ser usada para remover a verruga. A base da verruga será destruída com uma agulha elétrica por criocirurgia (ultracongelamento).
  • Cirurgia a laser: este procedimento utiliza um intenso feixe de luz (laser) para queimar e destruir o tecido da verruga.
Prevenção:

As vacinas contra o HPV estão indicadas para prevenção da infecção genital, reduzindo o risco de evolução para o câncer genital. É indicada para meninas, a partir dos 9 anos, e meninos, de 12 e 13 anos e está presente no calendário vacinal no Brasil.  Por ser uma vacina preventiva, deve ser aplicada preferencialmente antes do início da vida sexual e está disponível nos postos de saúde próximo de sua casa.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *