O que é anosmia?

Anosmia é a perda do sentido do olfato. Geralmente resulta de uma lesão na cabeça, um problema nas passagens nasais ou uma infecção viral do trato respiratório superior. São várias as causas que podem levar à essa condição, é comum apresentarmos anosmia em casos de gripes e resfriados que deixam o nariz entupido e levam à perda do olfato. A anosmia pode também ser provocada pela destruição das membranas que revestem internamente o nariz, assim como por alguma irritação temporária.

Em casos raros, as pessoas nascem sem olfato nesses casos é denominada anosmia congênita.

Outros tipos de disfunção do olfato incluem:

  • Hiposmia – que é a perda parcial do sentido do olfato, pode ser encontrada no processo de envelhecimento.
  • Parosmia – que é quando a percepção dos cheiros fica distorcida, cheiros agradáveis ​​começam a parecer desagradáveis ​​ou um odor parece mudar de intensidade.
  • Fantosmia – é quando uma pessoa acredita que pode cheirar alguma coisa, que não existe.
    Sinais e sintomas:

    A anosmia é caracterizada pela perda do olfato. Na maioria das vezes ela é provocada por gripes, rinites, resfriados e alergias, por isso, pode vir acompanhada de nariz entupido e de coriza.

    Outro sintoma que geralmente acompanha a anosmia é a perda do paladar, uma vez que o olfato influi na distinção dos sabores. Caso  a anosmia seja provocada por gripes e resfriados desaparece depois de alguns dias, por isso, caso os sintomas persistam por muito tempo, não deixe de procurar pela ajuda de um médico para verificar a causa  para que o tratamento mais adequado tenha início.

    Créditos de imagem:
  • <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/floral”>Floral photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *