Infecções na gengiva podem causar perdas dos dentes e até mesmo lesões mais graves como ulceras, neste post iremos abordar dois problemas que acometem os dentes e a gengiva que podem prejudicar a qualidade de vida.

GENGIVITE

Gengivite é uma forma branda da doença periodontal. Isso faz com que as gengivas fiquem vermelhas, inchadas e sangrem facilmente. Geralmente, há pouco ou nenhum desconforto neste estágio. A gengivite é frequentemente causada por higiene bucal inadequada, é um agravo reversível se tratado de forma adequada.

Fatores que podem contribuir para sua ocorrência incluem: diabetes, tabagismo, envelhecimento, predisposição genética, doenças e condições sistêmicas, estresse, nutrição inadequada, puberdade, flutuações hormonais, gravidez, abuso de substâncias, infecção por HIV e uso de certos medicamentos.

PERIODONTITE

A gengivite não tratada pode avançar para a periodontite. Com o tempo, a placa pode se espalhar e crescer abaixo da linha da gengiva. Toxinas produzidas pelas bactérias na placa irritam as gengivas. As toxinas estimulam uma resposta inflamatória crônica onde os tecidos e ossos que sustentam os dentes são quebrados e destruídos. As gengivas separam-se dos dentes, formando bolsas (espaços entre os dentes e as gengivas) que se infectam. Conforme a doença progride, as bolsas se aprofundam e mais tecido e osso de gengiva são destruídos. Muitas vezes, esse processo destrutivo tem sintomas muito leves. Eventualmente, os dentes podem ficar soltos e tem que ser removidos.

Prevenção

Higiene Oral – Escovar os dentes por cerca de dois minutos após as refeições, ao dormir e ao acordar.

Usar creme dental com flúor

Passar fio dental regularmente – antes de escovar os dentes

Não fumar

Visitar regularmente o  dentista – pelo menos uma vez a cada ano.

Tratamento

Remoção de placas bacterianas

Através da limpeza dentária que é realizada no consultório dentário, este procedimento consiste em remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes usando instrumentos especiais, depois polir os dentes para remover marcas ou manchas.

Aplainamento de raiz

Em alguns casos de doença gengival, o aplainamento radicular (desbridamento) pode ser necessário, este procedimento é uma limpeza profunda nas gengivas a fim de eliminar bactérias das raízes dos dentes. Este tratamento é feito  com anestesia local.

Cirurgia periodontal

Em alguns casos, pode ser necessário remover o dente afetado e administração de antibioticoterapia.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/children”>Children vector created by vextok – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *