Search
Close this search box.

Síndrome de Savant

A síndrome de Savant é uma condição rara e extraordinária, onde, indivíduos com deficiências mentais graves, incluindo transtorno autista, apresentam alguma "características de gênio" que contrasta marcadamente com a deficiência cognitiva. 

A síndrome de Savant é uma condição rara e extraordinária, onde, indivíduos com deficiências mentais graves, incluindo transtorno autista, apresentam alguma “características de gênio” que contrasta marcadamente com a deficiência cognitiva.

Sabe-se que, 1 em cada 10 pessoas com transtorno autista, têm essas habilidades notáveis ​​em vários graus, mas, qualquer que seja a habilidade específica do Savant, ela está sempre relacionada à memória massiva. Acontece que aproximadamente 75% das pessoas com síndrome de Savant têm transtorno autista e os outros 25% têm alguma outra forma de deficiência de desenvolvimento, retardo mental ou lesão ou doença cerebral. Portanto, nem todos os Savants são autistas e nem todas as pessoas autistas são Savants.

A condição pode ser congênita (genética ou congênita), ou pode ser observada mais tardiamente na infância, ou mesmo em adultos. As habilidades Savant coexistem com, ou são sobrepostas a, várias deficiências de desenvolvimento, incluindo transtorno autista ou outras condições, como retardo mental ou lesão cerebral ou doença que ocorre antes (pré-natal) durante (perinatal) ou após o nascimento (pós-natal), ou mesmo mais tarde na infância ou na vida adulta (Savant adquirido). As habilidades extraordinárias estão sempre ligadas a uma memória prodigiosa de um tipo especial – excessivamente profunda, mas muito, muito limitada.

Habilidades Savant existem em um espectro de habilidades, as mais comuns são chamadas de habilidades fragmentadas. Isso inclui comportamentos como preocupação obsessiva e memorização de curiosidades sobre música e esportes, números de placas de carros, mapas, fatos históricos ou itens obscuros, como sons de motores de aspiradores de pó, por exemplo.

Savants talentosos são aquelas pessoas nas quais habilidades musicais, artísticas, matemáticas ou outras habilidades especiais são mais proeminentes e altamente aprimoradas, geralmente dentro de uma área de especialização única, e são muito conspícuos quando vistos em comparação com sua deficiência geral.

O termo sábio prodigioso é reservado para aquelas pessoas que apresentam formas mais raras desta doença, que já é, nestes casos a habilidade especial é tão notável que seria espetacular, mesmo se ocorresse em uma pessoa sem deficiência. Assim em pessoas sem deficiência de savant, o termo “gênio” seria aplicado. Provavelmente, existem menos de 75 sábios prodigiosos vivendo em todo o mundo atualmente que atingiriam esse alto limiar de habilidade especial.

  • Particularmente notável é a observação consistente também ao longo do século passado de que habilidades Savant , são geralmente restritas a apenas cerca de cinco áreas gerais de especialização – música, arte, cálculo rápido ou outras habilidades matemáticas, cálculo de calendário e habilidades mecânicas / espaciais . Este conjunto muito limitado, mas espetacular, de habilidades especiais é digno de nota considerando a paleta muito mais ampla de habilidades no repertório humano e a raridade da habilidade obscura de cálculo de calendário na população em geral. Curiosamente, a capacidade de calcular o calendário parece quase universal, inatamente, entre os sábios.
  • A música é geralmente a habilidade Savant mais comum – geralmente tocar piano de ouvido e quase sempre com afinação perfeita. Outros instrumentos de percussão, como marimba ou bateria, também podem ser dominados, mas com muito menos frequência. Habilidades de performance musical predominam, mas habilidades de composição notáveis ​​também foram documentadas, na maioria das vezes ligadas à habilidade de performance, mas não necessariamente. A tríade deficiência mental, cegueira e gênio musical, ocorre com frequência nos relatos do século passado, principalmente quando se considera a relativa raridade de cada uma dessas circunstâncias individualmente.
  • Talento artístico, geralmente pintura ou desenho, é visto a seguir após a música.  O cálculo relâmpago ou outras habilidades matemáticas, como a capacidade de computar números primos de vários dígitos, têm sido frequentemente relatados. Habilidade mecânica, construção ou reparo de máquinas ou motores intrincados, por exemplo, ou habilidades espaciais, como mapa intrincado e memorização de rotas ou a capacidade de calcular distâncias com precisão precisa apenas a partir da visualização, ocorrem, mas são vistos com menos frequência.
  • O cálculo do calendário é curioso e visivelmente comum entre os sábios, principalmente considerando a raridade dessa habilidade obscura na população em geral. Além de ser capaz de nomear o dia da semana em que uma data ocorrerá em qualquer ano em particular, o cálculo do calendário inclui ser capaz de nomear todos os anos nos próximos 100 em que a Páscoa cairá em 23 de março, por exemplo, ou todos os anos nos próximos 20, quando 10 de julho cairá em uma terça-feira. Os chamados ‘gêmeos calculadores’ relatados extensivamente na literatura, têm um calendário de cálculo de mais de 40.000 anos para trás ou para frente no tempo. Eles também se lembram do clima em todos os dias de sua vida adulta.
  • Outras habilidades são ocasionalmente vistas, incluindo habilidade de aquisição multilíngue ou outras habilidades de linguagem incomum (poliglota), discriminação sensorial requintada no olfato ou tato, apreciação perfeita da passagem do tempo sem acesso a um mostrador de relógio ou conhecimento excelente em campos específicos, como neurofisiologia, estatística, histórico de navegação, para citar alguns. Embora sempre controverso, tem havido alguns relatos de habilidades de percepção extrassensorial ocorrendo em Savants também.
  • Normalmente, uma dessas habilidades em particular ocorre individualmente em cada pessoa com a síndrome de Savant. No entanto, em alguns casos, várias habilidades ocorrem na mesma pessoa. Independentemente do tipo de habilidade, ela sempre está combinada com uma memória prodigiosa, e é esse tipo especial de memória – extraordinariamente profunda, mas muito, muito estreita – que permeia todas as várias habilidades especiais e une a condição da síndrome de Savant.

A síndrome de Savant ocorre quatro a seis vezes mais frequentemente em homens do que em mulheres. Em parte, isso se deve ao fato de que a síndrome de Savant ocorre em até 10% das pessoas com transtorno autista, onde a mesma proporção homem: mulher é observada. Mesmo além disso, no entanto, pesquisas demonstraram no feto humano em desenvolvimento que o hemisfério esquerdo do cérebro sempre completa seu desenvolvimento mais tarde do que o hemisfério direito. Portanto, o hemisfério esquerdo do cérebro fica exposto por um período mais longo do que o direito a insultos ou lesões cerebrais de qualquer tipo. Um desses tipos de danos neuronais pode ser produzido pela testosterona circulante, que no feto masculino atinge níveis muito altos e pode ser, em alguns casos, neurotóxica.

TRATAMENTO

O principal tratamento que será realizado com foco na síndrome de Savant, mas direcionado para a causa ou problema maior, que pode ser o TEA (Transtorno do Aspecto Autista) o ao dano cerebral provocado por múltiplas causas.

No caso de TEA, as áreas afetadas devem ser tratadas. Normalmente, a rigidez cognitiva, as alterações na linguagem, a afetação da área social e os padrões comportamentais são tratados. Para isso, é necessário um plano de tratamento personalizado que envolva vários profissionais de saúde e educação. Quanto à parte psicológica, são frequentemente utilizados tratamentos comportamentais que favorecem o desaparecimento de comportamentos desadaptativos e a incorporação de comportamentos adaptativos, bem como a aprendizagem de um sistema de comunicação e o treinamento em habilidades sociais.

No caso de danos cerebrais, a estimulação cognitiva é geralmente usada para manter e melhorar as funções afetadas.

Fonte:

  • 1.Brink T. Idiot savant with unusual mechanical ability. Am. J. Psychiatry. 1980;137:250–251. [PubMed[]
  • 2. Cameron L. Free Press; New York, NY: 1998. The music of light: the extraordinary story of Hikari and Kenzaburo Oe. []
  • 3. Clark, T. 2001 The application of savant and splinter skills in the autistic population through curriculum design: a longitudinal multiple replication case study. PhD thesis, School of Education Studies, The University of New South Wales, Sydney, Australia.
  • 4. Critchley M. Raven Press; New York, NY: 1979. The divine banquet of the brain. []

5. https:/br.psicologia-online.com/sindrome-de-savant-caracteristicas-sintomas-causas-e-tratamento-2.html

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *