Uma colônia saudável de bactérias intestinais, ajuda a proteger contra microrganismos causadores de doenças. As bactérias presentes no intestino humano ou microbiota intestinal,  desempenham papéis essenciais na digestão, imunidade e metabolismo.

No entanto, o uso descontrolado de antibióticos, mudanças na dieta e infecções podem perturbar a microbiota intestinal, contribuindo para uma ampla gama de doenças, incluindo doença inflamatória intestinal e síndrome metabólica, aumentando o risco de um indivíduo desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

Uma maneira de restaurar o equilíbrio saudável de microrganismos intestinais é através do consumo de suplementos contendo probióticos e prebióticos. Os probióticos são bactérias vivas e benéficas, e os prebióticos podem ser classificados como compostos de fibras não digeríveis que ao chegarem ao cólon, são fermentados (servem de alimento) pela microflora intestinal.

Tanto os alimentos prebióticos,  quanto os probióticos auxiliam o corpo na construção e manutenção de uma colônia saudável de bactérias e outros microrganismos benéficos, que promovem um intestino saudável e auxiliam na digestão,  criando um ambiente onde os microrganismos podem florescer.

Os prebióticos estão presentes em alimentos ricos em fibras como frutas, vegetais e grãos inteiros. Os probióticos ocorrem em alimentos fermentados, incluindo iogurte, chucrute e tempeh.

Os prebióticos servem como alimento para os probióticos, portanto, os probióticos precisam ter acesso aos prebióticos para funcionar com eficácia.

Tipos de Alimentos

Consumir uma dieta equilibrada, variada e saudável nos permite a obtenção de prebióticos e probióticos por meio da alimentação:

Alimentos probióticos

Muitos alimentos são ricos em probióticos, incluindo:

  • ►iogurte
  • ►kefir
  • ►alimentos fermentados, como chucrute e kimchi
  • ►kombuchá
  • ►queijos fermentados, como o Gouda
Alimentos prebióticos

Ao incluir uma variedade de alimentos na dieta, podemos garantir o consumo de uma variedade de prebióticos que podem alimentar várias cepas de bactérias boas. Os prebióticos estão presentes em muitos alimentos ricos em fibras, incluindo algumas frutas, vegetais e grãos inteiros.

Entre os alimentos prebióticos se destacam:
►Alho

►Chicória

►Alho Poró

►Banana

►Aspargo

►Cevada, aveia e linhaça

►Maçã

►Batata Yacon.

Uma dieta composta por uma variedade de frutas, vegetais, grãos inteiros e alimentos fermentados permite que as pessoas consumam prebióticos e probióticos suficientes sem depender de suplementos.

As pessoas devem consultar um médico ou nutricionista se acharem que precisam de conselhos específicos sobre a dieta certa para suas necessidades.

Créditos de imagem:

<a href=’https://www.freepik.com/photos/woman’>Woman photo created by Racool_studio – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *