Uma nova pesquisa sugere que os 7 Life’s Simple 7 ( 7 fatores de risco) para manter a saúde cardíaca,  também podem ser uma ferramenta útil para prever o risco de demência e prevenir a condição neurológica como a demência.

Este estudo se propôs a examinar a ligação entre as diretrizes da American Heart Association (AHA) para a saúde cardiovascular ideal – a chamada “Life’s Simple 7” – e o risco de desenvolver demência tardiamente.

Os Life’s Simple 7são fatores de risco modificáveis ​​que, de acordo com a Associação Americana do Coração, podem ajudar a manter as doenças cardíacas à distância.

Fazer mudanças no estilo de vida ao longo desses sete parâmetros pode melhorar a saúde cardiovascular, de acordo com a American Heart Association. Os Life’s Simple 7são:

  • Gerenciar a Pressão Arterial
  • Gerenciar o colesterol
  • Controlar o nível de açúcar no sangue
  • Manter-se fisicamente ativo
  • Promover uma dieta saudável
  • Perder peso se em excesso
  • Parar de fumar ou não começar

Os pesquisadores deste estudo analisaram como as pessoas reagiram a adesão a esses passos aos 50 anos de idade e examinaram a ligação com a demência nos 25 anos seguintes desta prática nos 25 anos seguintes.

Estudar a saúde do coração e o risco de demência

Como os autores observam em seu artigo, estudos anteriores já apontaram para os Life’s Simple 7, como diretrizes potenciais para preservar a saúde do cérebro na velhice. No entanto, as evidências existentes até agora foram inconclusivas.

Entretanto o estudo atual, avaliou dados de 7.899 participantes entre homens e mulheres britânicos de 50 anos de idade. Todos os indivíduos participaram do Whitehall II Study – uma análise de fatores sócio comportamentais na saúde a longo prazo.

No início do estudo, os participantes estavam em perfeita saúde cardiovascular e não tinham demência. O Whitehall II Study começou em 1985-1988 e equipe a equipe de pesquisadores acompanharam os casos de demência até 2017.

Durante o período médio de acompanhamento de 25 anos, 347 dos 7.899 participantes desenvolveram demência em uma média de 75 anos de idade.

Os pesquisadores avaliaram a aderência aos sete parâmetros usando uma pontuação de três pontos para cada um deles.

No total, o “escore de saúde cardiovascular foi a soma de sete métricas (escore de 0 a 14) e os pesquisadores classificaram-nas em fracas (escores 0 a 6), intermediárias (7 a 11) e ótimas (12 a 14). saúde cardiovascular.”

Um coração saudável pode manter o cérebro saudável

Após o ajuste para potenciais fatores de confusão, a pesquisa revelou que um alto escore de adesão aos sete parâmetros cardiovasculares correlacionou-se com um menor risco de demência em fases mais tardias da vida.

Como no grupo com baixa pontuação cardiovascular, a demência ocorreu a uma taxa de 3,2 casos por 1.000 pessoas / ano.

No grupo com um escore cardiovascular intermediário, a taxa foi de 1,8 por 1.000 pessoas / ano, enquanto apenas 1,3 casos de demência ocorreram por 1.000 pessoas / ano entre os que obtiveram as maiores pontuações.

É importante ressaltar que uma maior adesão ao aos 7 passos simples da vida aos 50 anos de idade também se correlacionou com um volume cerebral mais alto e maior volume de substância cinzenta na idade média de 70 anos, conforme demonstrado por exames de ressonância magnética, que os participantes do estudo foram submetidos.

No entanto, por se tratar de um estudo observacional não se pôde estabelecer causalidade. Os participantes também relataram sua própria adesão aos parâmetros cardiovasculares, o que pode ter aumentado o viés.

No entanto, os achados sugerem que os Life’s Simple 7, que compreende o escore de saúde cardiovascular, aos 50 anos, pode moldar o risco de demência.

Os fatores de risco cardiovascular são modificáveis, tornando-os alvos de prevenção estrategicamente importantes.

Este estudo apoia políticas de saúde pública para melhorar a saúde cardiovascular o mais cedo possível para promoção da saúde cognitiva.

Fonte:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/325986.php

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *