Graças aos seus altos níveis de antioxidantes, o chá tem sido associado a um menor risco de diabetes, doenças cardíacas e câncer.
No entanto, seus potenciais benefícios para a saúde não podem acabar por aí.
Os pesquisadores descobriram que o consumo regular de chá pode reduzir para metade o risco de declínio cognitivo para os adultos mais velhos, particularmente para aqueles com um risco genético de doença de Alzheimer.
O chá é uma das bebidas mais populares do mundo. Os possíveis benefícios para a saúde do consumo de chá estão presentes em diversos estudos.
Uma pesquisa recente publicada no The American Journal of Public Health , por exemplo, associou a ingestão moderada de chá á um menor risco cardiovascular.
Pesquisas anteriores sugerem que beber chá também pode trazer benefícios cognitivos, com a melhora da memória se for consumido com frequência.
Em um novo estudo, pesquisadores buscaram determinar se poderia haver uma ligação entre a ingestão de chá e e melhora cognitiva.
Nesta pesquisa que foi publicada no The Journal of Nutrition, Health & Aging – foi selecionada uma amostra de 957 indivíduos chineses com idade acima de 55 anos no período de 2003 a 2005.
A equipe coletou informações sobre o consumo de chá dos participantes, incluindo a quantidade de chá que ingeriam a frequência no consumo e os tipos de chá.
A cada dois anos até 2010, os participantes foram submetidos a avaliações padronizadas que avaliaram sua função cognitiva.
Os pesquisadores identificaram 72 novos casos de transtornos neurocognitivos entre os participantes entre 2006 e 2010.
Em comparação com os adultos que raramente bebiam chá, os que consumiam chá regularmente apresentaram um risco 50 % menor de declínio cognitivo.
Além disso, entre os adultos que possuíam o gene APOE e4 – associado a um risco aumentado de doença de Alzheimer – nos indivíduos que bebiam chá regularmente uma grande parte da amostra, 86% foi identificado menor risco de declínio cognitivo.
Os pesquisadores observam que os benefícios cognitivos foram vistos com o consumo de chá que foi fabricado a partir de folhas de chá, como chá verde, chá preto e chá oolong.
O estudo não foi projetado para identificar os mecanismos dos potenciais benefícios cerebrais do chá, mas acredita que os compostos benéficos que a bebida contém, tais como asaflavinas, catequinas, thearubigins e L-teanina sejam responsáveis pelos benefícios cognitivos.
Estes compostos apresentam potencial anti-inflamatório e antioxidante, além de outras propriedades bioativas podem proteger o cérebro de danos vasculares e neurodegeneração. A compreensão dos mecanismos biológicos detalhados ainda é muito limitada, por isso é necessário mais pesquisas para uma resposta mais assertiva.
O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Os dados de deste estudo sugerem que uma medida de estilo de vida simples e barata, como beber chá diariamente pode reduzir o risco de uma pessoa de desenvolver distúrbios neurocognitivos na maturidade e velhice.
Fonte:
http://www.medicalnewstoday.com/articles/316619.php
Créditos imagem:
<a href=’http://www.freepik.com/free-photo/leaf-plate-wood-object-healthy-eating_1047735.htm’>Designed by Freepik</a>