Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Solidão na maturidade

Este é um tema difícil de ser abordado, uma vez que é um fato que ocorre com grande frequência a medida que vamos envelhecendo. O tempo infelizmente nos separa de nossos entes queridos, amigos e familiares. A solidão então chega, e com ela o aumento do estresse, da ansiedade, da depressão, do risco do abuso de álcool e substâncias, que podem implicar negativamente em nossa qualidade de vida.

Este é um tema difícil de ser abordado, uma vez que é um fato que ocorre com grande frequência a medida que vamos envelhecendo. O tempo infelizmente nos separa de nossos entes queridos, amigos e familiares.

A solidão então chega,  e com ela o  aumento do estresse, da ansiedade, da depressão, do risco do abuso de álcool e substâncias, que podem implicar negativamente em nossa qualidade de vida.

A solidão pode acelerar os efeitos degenerativos das doenças, aumentando a taxa de mortalidade de agravos  como o câncer entre outros.

Só agora está ficando claro como a solidão pode afetar a vida das pessoas e que para os idosos, que enfrentam maior risco de condições físicas e psicológicas do que as gerações mais jovens.

A  solidão pode ser um risco real e que não deve ser ignorada ou minimizada.

Embora a solidão possa muitas vezes ser  considerada como um sentimento do que uma condição real, para algumas pessoas pode ser motivo de grande sofrimento físico e psíquico, podendo levar a doenças com uma evolução preocupante.

Se houver uma disparidade entre a quantidade de interação social  que um indivíduo gostaria de ter e a quantidade que ele recebe, é provável que ele já  esteja sofrendo de solidão.

É importante lembrar que a solidão é subjetiva e que algumas pessoas necessitam de um nível mais alto de interação social que outras, ou seja é um sentimento muito individual.

Não é de surpreender que os idosos sejam mais  vulneráveis do que os jovens à solidão. Muitas vezes vivem sozinhos, sem trabalho ou uma rotina diária estabelecida para garantir a interação social, uma opção é mudança na rotina  suas vidas, para que possa ter mais interação com outros.

E de que forma isso pode ser feito?

– Quem sabe frequentando um grupo da terceira idade, veja na sua cidade se existem esse grupos que costumam ser muito divertidos e animados;

– Seja voluntário em um hospital, quem sabe contar histórias para crianças e até mesmo brincar com elas nos intervalos das medicações. Posso garantir que faz um bem danado;

– Coloque uma roupa bonita e faça aquela maquiagem se for menina,  ou se for menino dê um trato na barba e cabelo e vá para um baile bem animado, lá terá enormes chances de conhecer pessoas e fazer novas amizades;

– Procure uma agencia de viagem e veja se tem algum passeio que caiba no seu orçamento e pé na estrada. Viajar faz um bem danado;

– Vista uma roupa confortável e dê um passeio no parque, procure um que tenha segurança e área  verde para que você possa fazer uma caminhada;

– Adote um pet (animal de estimação) eles são ótimas companhias e não nos permitem sentir solidão, que sabe se optar por um cachorro, passear diariamente com ele pode ser uma forma de formar novos amigos;

– Algumas cidades têm cursos gratuitos para idosos, quem sabe pode aprender artesanato, corte- costura, a fazer doces (nossa que delícia só de pensar em doce caseiro) e isso pode ser até uma forma de ganhar um dinheiro, além de conhecer outras pessoas.

– Participe de grupos nas redes sociais, faça amigos – tente o nosso,  temos um grupo muito divertido e animado no facebook: o Envelheci e Agora.

Mas para finalizar, sabemos  que muitas vezes nossa condição financeira nos impede de interagir com o outro, mas não deixe a solidão ser sua companheira “REAJA” siga em frente, não esqueça que “ Enquanto vida tiver, sempre haverá uma chance de ser feliz”.

Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.

Crédito imagem:

http://www.freepik.com/free-photo/old-woman-sitting-on-bench_603978.htm#term=elderly alone

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros