O aroma de eucalipto é identificado prontamente quando exalado, suas folhas e a madeira de sua árvore, tem inúmeras utilidades para a saúde, bem como sua madeira amplamente utilizada em construções e em móveis. O tipo mais comum de eucalipto, conhecido como a árvore da goma azul, cresce principalmente na Austrália e na Tasmânia, embora existam centenas de variações conhecidas da planta as mais usadas são as folhas e o óleo derivado  do eucalipto tipicamente utilizados para fins medicinais. Não é  não é incomum encontrar eucalipto em inúmeros medicamentos, produtos de limpeza e até purificadores de ar médica. O eucalipto pode ser encontrado em várias formas. Entre elas:

Folhas – Tanto na forma fresca como na seca, folhas de eucalipto são utilizadas como purificadores de ar e em chás medicinais. O chá de Eucalipto é indicado como auxiliar nos tratamentos de asma, tosse, rinite, bronquite, sinusite, reumatismo, dores musculares e problemas reumáticos.

Óleo – Nesta forma, o eucalipto é adicionado a remédios para tosse e resfriado, produtos odontológicos, antissépticos e no tratamento de febres. Os óleos também são usados ​​em aroma terapia.

Pomada – Aplicada diretamente na pele, para o tratamento de dores musculares.

 Sprays – Sua  forma de spray, indicada para dores musculares, lombalgias entre outras.

Benefícios para a saúde

Tratamento de doenças respiratórias – Tosse, constipações, dores de garganta, asma e congestão parecem responder a medicamentos contendo eucalipto. Tosse e congestionamento nasal melhoram se usadas em forma de pomadas tópicas no peito. Outro método para aliviar o congestionamento e outros problemas respiratórios Outras forma de uso para problemas respiratórios envolve a ebulição das folhas de eucalipto em uma panela de água e  inalar os vapores. O óleo da planta pode ser misturado com água morna,  formando um enxágue bucal que ajuda a aliviar dores de garganta. Como um descongestionante antibacteriano natural, o eucalipto geralmente reduz a intensidade e a duração das doenças respiratórias.

Queimaduras, cortes e picadas de insetos – Topicamente, o eucalipto pode ser usado como antisséptico, reduzindo o risco de infecção.

Dores musculares e articulares – Esfregar óleo das folhas nos músculos e articulações pode aliviar temporariamente a dor.

Estimulante e analgésico – As folhas de eucalipto e o óleo fornecem um aroma que pode ser útil para lidar com o estresse e a fadiga.

Repelente de insetos – seu óleo pode ser usado para manter os insetos longe.

Usos domésticos

Sabonetes e limpadores – Comumente encontrado em produtos de limpeza doméstica, o eucalipto oferece um aroma saudável com um forte poder de limpeza. É frequentemente usado em Spas e saunas para refrescar e limpar o ambiente..

Removedor de Manchas Existem empresas que vendem o óleo para tais fins, pois seu uso remove manchas difíceis como goma e tinta.

Limpeza de carpetes – Em uma forma menos concentrada do que o removedor de manchas, o spray de eucalipto pode ser usado como um limpador de carpetes natural sem encharcar o mesmo.

Spray de jardim – Pode ser usada a forma spray diretamente na base das plantas para manter parasitas longe das plantas.

Cuidados e precauções

Embora o uso tópico e aromático do eucalipto seja seguro para adultos, não deve ser usado em crianças menores de dois anos. Mesmo usado topicamente, o eucalipto pode causar uma erupção cutânea ou irritação na pele em sua forma concentrada. As pessoas têm uma overdose com apenas algumas gotas do óleo, por isso é muito importante seguir as orientações cuidadosamente, bem como consultar um médico. Não deve por pessoas hipertensas, com problemas renais, estomacais ou hepáticos, diabéticos, mulheres grávidas ou mulheres amamentando sem aconselhamento médico.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by alexphotos – www.freepik.com</a>

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *