Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Benefícios do Pilates para a saúde das pessoas maduras

Pilates é uma forma muito popular de exercício para todas as idades em todo o mundo. Este método de exercício completo foi desenvolvido por Joseph Pilates.

É dedicado a melhorar a saúde física e mental, construindo a força de dentro para fora; e reequilibrar o corpo, trazendo-o para alinhamento correto.

Ele ensina as pessoas a compreender seus corpos e como eles se movem e, em seguida, como aplicar isso na vida cotidiana.

Pilates é uma série de exercícios controlados, que condicionam o corpo e envolvem a mente.

Além disso, é uma mistura equilibrada de treinamento de força e flexibilidade, que melhora a postura, reduz o estresse e cria músculos longos e magros, sem criar volume.

Este método de exercícios trabalha vários grupos musculares simultaneamente através de movimento suave e contínuo, com uma ênfase especial no fortalecimento e estabilização do abdômen, costas e região cintura pélvica (também conhecido como o núcleo).

Benefícios

Manter o ajuste é essencial, especialmente para os idosos. Pilates é uma ótima maneira de manter a forma e ficar saudável.

Há uma série de benefícios para a saúde através do uso do Pilates.

Em primeiro lugar, é um exercício de baixo impacto que não estressa o corpo e nem as articulações como outras formas de exercício.

Se você não pratica exercício por algum tempo, Pilates é a melhor forma de exercício para reiniciar suas atividades. Pilates concentra-se principalmente em seus músculos do núcleo, e muitos dos exercícios são feitos em uma posição reclinada ou posição sentada.

Dados nos mostram que 80% das pessoas maduras sofrerão, ou já sofrem, com dor lombar e, sem mostrar sinal algum de diminuição das suas atividades.

Neste sentido, Pilates pode ajudar muito a aliviar essas dores nas costas

Outros acham que é ótimo para a força muscular e que é um grande amenizador do estresse

Pilates pode ser benéfico para praticamente todas as idades, níveis de aptidão e condições do corpo

Ele atua como uma ponte entre a aptidão física e fisioterapia e pode ser adaptado, modificado e personalizado para atender às necessidades individuais. É muito mais sobre a condição física do que sobre a idade

Antes de prosseguir qualquer programa de exercícios, é importante verificar com o seu médico. Sujeito a aprovação médica, Pilates é ideal para pessoas que se recuperam de lesões, doenças, problemas nas costas ou que sofrem de qualquer atividade que envolve movimentos repetitivos

Aumento da estabilidade e do equilíbrio

Como o Pilates concentra-se em seu núcleo (abdômen, costas e região cintura pélvica), e não em braços e pernas, como com outras formas de exercício, o risco de lesão é menor.

Pilates é extremamente bom para a sua postura e equilíbrio.

A perda de equilíbrio e coordenação é um problema comum entre os idosos. Fazer Pilates aumenta a força e a flexibilidade no nucleo e nas pernas.

Isso ajuda com o equilíbrio e reduz o risco de quedas já que a pessoa torna-se capaz de transportar-se adequadamente.

Redução do risco de muitas doenças

Com o aumento da idade, acontece a chegada de uma série de doenças.

Pilates ajuda a reduzi-las.

Por exemplo, a artrite é uma doença comum na terceira idade. Ele também ajuda aqueles que sofrem com estenose e osteoporose.

Vários exercícios estão disponíveis para aqueles que sofrem com estenose lombar, e estes exercícios esticam e fortalecem os músculos das costas.

No caso da osteoporose, vários exercícios de perna ajudam a aumentar a densidade óssea na coluna vertebral.

Pilates também é conhecido por diminuir o aparecimento de Parkinson e esclerose múltipla.

Redução do estresse

O estresse afeta seu bem-estar físico e mental.

A melhor maneira de superar o stress é através do exercício.

Pilates concentra-se na postura e na respiração. Respirar profundamente e manter o corpo equilibrado e levantado alivia a tensão e a dor, além de acalmar a mente e o corpo.

Isso ajuda a relaxar seus músculos tensos e, como resultado, você vai dormir melhor e acordar sentindo-se renovado e energizado.

Certifique-se de consultar o seu médico antes de fazê-lo.

Fonte:

http://activeadultliving.com/blog/pilates-benefits-for-the-elderly/

https://myageingparent.com/life/health-life/the-power-of-pilates-for-the-older-body/

Crédito da imagem:

<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/pessoas”>Pessoas fotografia created by Yanalya – Freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros