Aloe vera é uma planta semelhante ao cacto, conhecida por suas propriedades medicinais. As hastes desta planta, armazenam água, criando uma substância transparente e gelatinosa nas folhas, que contém vitaminas, antioxidantes, minerais e aminoácidos. O gel de aloe, tem sido usado ao longo da história para tratar uma variedade de condições da pele, como queimaduras, psoríase, herpes labial entre outros.

Cada folha triangular da planta aloe vera, é composta de três camadas, a camada mais interna contem um gel claro composto de 99% de água e aproximadamente 75 substâncias ativas.

A bioquímica da babosa possui algumas propriedades antivirais, antifúngicas e regenerativas, portanto, aplicando-a a pele, associada a outros medicamentes, tem um excelente resultado.

Benefícios da Aloe vera para a pele

Acalmar queimaduras solares

O gel de aloe vera contém compostos denominados polissacarídeos, que auxiliam o reparo da pele e a formação de novas células da pele. O gel também contém um analgésico chamado carboxipeptidase, que pode ser o motivo do efeito calmante desta planta.

Aliviar a irritação da pele

A inflamação, é um fator desencadeante de diversas doenças da pele como a psoríase, liquen e eczema. O gel de aloe vera, contém compostos, como o acemannan, que suprimem a inflamação, combatendo as enzimas que o desencadeiam.

Hidratar a pele

Como o gel de aloe vera é a base de água, ele ajuda a hidratar a pele sem aquela sensação gordurosa pós-aplicação, ajuda a bloquear a umidade na pele, ao mesmo tempo, que age como uma cola que faz com que a camada superior das células da pele se una, suavizando e amaciando a pele.

Combate a acne

Além de ter ações antibacterianas, o gel de aloe vera contém ácido salicílico, que é um , que ajuda a desobstruir os poros, tornando-o especialmente útil no tratamento de espinhas. Também atua como um anti-inflamatório nas glândulas de sebáceas responsáveis pela acne.

Tratamento de  herpes labial

Aloe vera é um antisséptico, e contém seis agentes conhecidos por ajudar a inibir fungos, bactérias e vírus, incluindo ácido salicílico, fenóis e enxofre. Ajuda a acelerar o processo de cicatrização, produzindo anticorpos que o sistema imunológico pode usar para combater o vírus da afta.

Sinais lentos de envelhecimento

Aloe estimula a atividade de fibroblastos, que promove aumento na produção de colágeno e fibras de elastina que tornam a pele menos enrugada e mais elástica. O zinco presente na planta age como um adstringente para fechar os poros, e os antioxidantes, como as vitaminas C e E, ajudam a prevenir a formação de radicais livres.

Tratamento de manchas na pele

O gel de aloe vera age suprimindo a hiperpigmentação induzida pelos raios UV e os efeitos prejudiciais à pele das queimaduras solares, ajuda na prevenção de manchas escuras, enquanto os vários antioxidantes que contém (como o peróxido de glutationa) podem diminuir os danos causados ​​pelo sol.

Poder esfoliante

O ácido salicílico do aloe vera contém propriedade esfoliante  que ajuda a desprender suavemente as células mortas da pele e a lignina, uma substância que pode aumentar o efeito penetrante de outros ingredientes na pele.

Como escolher o melhor gel de aloe vera

O Aloe vera  mais puro é sempre melhor, sem adição de nada, como outros ingredientes para supostamente torná-lo melhor. Se a porcentagem de aloe vera é baixa, isso significa que ela contém muitos outros aditivos, como espessantes, conservantes, colorantes e fragrâncias.  Esses ingredientes adicionais (e desnecessários) podem tornar o aloe vera menos eficaz. Embora seja necessária alguma preservação – por isso não existe um gel de aloe vera 100% -, o melhor será sempre com a maior concentração de Aloe vera.

Fonte:

https://www.elle.com/beauty/makeup-skin-care/a25628503/aloe-vera-for-face-skin-benefits/

https://www.stylecraze.com/articles/amazing-benefits-of-aloe-vera-for-skin-hair-and-health/#gref

https://otisskincare.com/blogs/news/why-aloe-vera-is-so-great-for-a-mans-skin

https://www.bcm.edu/news/skin-and-hair/benefits-of-using-aloe-vera

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/leaf”>Leaf photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *