Comer alimentos como leguminosas, grãos, sementes e frutas  trazem inúmeros benefícios a nossa saúde, incluindo a construção de massa muscular, perda de peso e sensação de satisfação após comer. Apesar da ingestão de proteínas ser benéfico a saúde, uma dieta equilibrada é fundamental para uma vida saudável.

Então, vamos conhecer alguns alimentos ricos em proteínas que não são de origem animal, que podemos consumir e nos ajudar a perder peso.

Alimentos ricos em proteínas para perda de peso

Alimentos ricos em proteínas para perda de peso incluem:

  1. Feijão Preto

Feijão preto é uma fonte barata de proteína e pode ser preparado em uma variedade de maneiras, tornando-se um ingrediente muito versátil no preparo das refeições.

  1. Milho

Milho tem cerca de 15,6 g de proteína por xícara. Além disso, o milho também contém uma boa quantidade de fibras e minerais, incluindo cálcio.

  1. Batatas

As batatas é mais conhecida por ser uma fonte de amido e carboidratos, entretanto esse alimentos contém  boas fontes de nutrientes, incluindo proteínas. Uma batata média com pele, contém pouco mais de 4g  de proteínas. Mas devemos ter cuidados  ao preparar batatas pois ingredientes extras que colocamos nelas podem aumentar a quantidade de calorias.

  1. Brócolis

Uma xícara de brócolis cru tem quase 2,6 g de proteínas e contém uma variedade de nutrientes, como folato e potássio, esse alimento  tem apenas 31 calorias por xícara.

  1. Couve-flor

A couve-flor tem muita proteína poucas calorias. Uma xícara de couve-flor picada tem 27 calorias  e 2 g de proteína.

  1. Couve chinesa

Também conhecido como bok choy, e uma rica fonte de proteína além de ser um alimento antioxidante.

  1. Aveia

A aveia oferece cerca de 17 g de proteína a cada 100g, além de ser uma fonte de carboidratos complexos. Aveia crua é fácil de preparar e podemos saboreá-la com uma variedade de alimentos saudáveis, como frutas e nozes. Tente evitar farinha de aveia preparada, pois muitas vezes contêm açúcar adicionado.

  1. Tempeh

Tempeh é derivado da soja, como o tofu. No entanto, tem uma contagem de proteína maior do que o tofu, oferecendo cerca de 17 g em meia xícara. Tempeh pode não ser fácil de encontrar, mas em algumas mercearias podem ser encontrados na seção vegetariana refrigerada.

  1. Spirulina

Spirulina é uma bactéria que cresce em águas doces e salgadas. Ele oferece uma variedade de nutrientes e proteínas em uma pequena quantidade na  forma em pó.

  1. Leguminosas

Legumes são ricos em fibras e proteínas. Isso os torna uma boa escolha como parte de uma dieta para perda de peso, pois causam uma sensação de saciedade.

  1. Sementes de cânhamo

Podemos usar sementes de cânhamo em saladas como substituto de croutons. As sementes de cânhamo oferecem cerca de 9,5 g de proteína por colher de sopa. São bastante fáceis de encontrar na maioria dos supermercados, mas tem um alto custo.

  1. Tomates secos

Tomates secos,  são um excelente complemento para muitos pratos e estão amplamente disponíveis. Eles oferecem uma boa fonte de proteína, além de nutrientes e fibras adicionais.

  1. Goiaba

A goiaba é uma fruta tropical das  mais ricas em proteínas e oferece nutrientes adicionais, como a vitamina C.

closeup of mixed nuts
  1. Alcachofra

Alcachofras é um alimento rico em fibras e oferece uma boa quantidade de proteína. Alcachofras são muito versáteis e  adequadas para uso em uma variedade de receitas.

  1. Ervilhas

As ervilhas são ricas em proteínas, fibras e outros nutrientes. As ervilhas são baratas, fáceis de encontrar e podem ser usadas em muitas receitas.

  1. Grão de bico

Grão de bico é uma proteína vegetariana saudável, rica em fibras e repleta de nutrientes que melhoram a saúde do coração e dos ossos, além de terem efeito protetivo contra o câncer.

  1. Quinoa

Quinoa é  uma fonte completa de proteína vegetariana, contém todos os 11 aminoácidos necessários para que compõe uma proteína.  É uma excelente escolha para vegetarianos, veganos e aqueles que não comem muita carne.

  1. Amêndoas

As nozes têm a reputação de serem altamente calóricas, mas com um pouco de controle de porção, as amêndoas secas ou torradas podem produzir um lanche rico em proteínas.

  1. Lentilhas

Lentilhas oferecem uma boa dose de proteína vegetal e fibras. São muito acessíveis e podem promover a saúde do coração.

  1. Sementes de abóbora

Sementes de abóbora estão cheias de proteínas e minerais, como o magnésio e o selênio. Pessoas que querem perder peso devem ficar longe de sementes de abóbora assadas com óleo e escolher sementes torradas secas.

Existem muitas fontes potenciais de proteína que as pessoas podem escolher quando tentam perder peso. Muitas fontes de proteína oferecem nutrientes adicionais que beneficiam a saúde geral também.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by 4045 – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *