As imperfeições da pele aparecem na forma de manchas solares, sardas, pintas, queratoses, entre outras.

A causa usual de manchas na pele é o excesso de exposição ao  sol  –  foto envelhecimento – mas outras causas contribuem com seu aparecimento. A pele pode ficar manchada em consequência de desequilíbrios hormonais, por uso de medicamentos, entre outros.

Como a pele é nosso maior órgão, ela também é a mais exposta. Para nossa sorte, existem alguns truques que podemos usar para manter  o tom uniforme da pele.

Uma dica importante para manter a pele jovial é beber água, pelo menos oito copos de água todos os dias o que também ajudará a melhorar a saúde geral.

Formas de uniformizar o tom da pele

Esfoliação da pele

Temos em torno de 300 milhões de células em nossa pele, e a cada minuto perdemos até 40.000 dessas células, que por sua vez são substituídas por novas células, pois,  temos a capacidade de reciclar completamente nossa pele uma vez por semana.

A esfoliação é um processo que a reciclar as células da pele. Isso ocorre removendo camadas de pele morta, para que novas células saudáveis ​​possam tomar seu lugar.

Existem três tipos diferentes de esfoliação: manual, enzimática ou química. 

A mais comum e fácil é a esfoliação manual, que feita com sabonetes e cremes, que contém grânulos que retiram camadas de pele morta, mas não são suficientemente fortes para remover células saudáveis ​​da pele, deixando a camada externa do maior órgão do nosso corpo brilhante e renovada.

A pele de algumas pessoas é muito sensível para a esfoliação manual, podendo causar dor e vermelhidão após o uso, sendo assim se optar por esse tipo de cuidado, um dermatologista deve ser consultado.

Esfoliação enzimática – As enzimas são usadas como catalisadores para ajudar na esfoliação e pode ser feita com o uso de loções ou máscaras. Ajuda a facilitar reações químicas que dissolvem células mortas da pele.

A esfoliação química atua, eliminando as células mortas da pele. Tanto a esfoliação enzimática quanto a química são recomendadas para pessoas com acne.

Os esfoliantes podem ajudar a uniformizar o tom de pele. Muitas inconsistências na  pele são resultado de células mortas da pele que ainda não foram eliminadas e a esfoliação ajuda a acelerar esse processo.

Hidratação da pele

Manter sua pele hidratada é o próximo passa depois da esfoliação, pois mantem a pele lisa, além disso, o hidratante ajuda a prevenir rugas,  pele seca e escamosa. Alguns hidratantes têm a capacidade de reduzir as rugas que já se formaram. Os mais indicados para a pele são os que tem em sua fórmula vitamina E e antioxidantes, pois esses ingredientes ajudam a promover uma pele saudável e suave.

Maquiagem

Após a esfoliação e hidratação e pele ficará renovada e vem a parte divertida desses cuidados que é aplicar a maquiagem.  Para isso precisamos saber qual seu tom de pele. Uma  forma de escolher a cor ideal da base  é saber o subtom da sua pele: se é frio, neutro ou quente. Para isso basta olhar a coloração das veias do pulso. Se elas foremarroxeadas, o subtom é frio, se verde-azuladas, o subtom é neutro  amarronzadas, o subtom é quente.

Depois de descobrir qual tipo de pele, é hora de escolher a base correta.

A base é a parte mais importante do processo de uniformização do tom da pele. Se você escolhermos errado, provavelmente destruiremos nosso visual. Uma boa base cobrirá áreas desiguais e manchas com. Um erro comum que as pessoas cometem ao escolher a base é testá-la no pulso ou na mão. Isso nem sempre  dá uma representação precisa. Para encontrar a base certa para o tom de pele recomenda-se testa-las na face antes de escolher.

Além da base, blush e pó também podem ajudar a uniformizar o tom da sua pele. Escolher um blush envolve o mesmo processo que escolher a  base. Em geral, cores suaves são mais adequadas para pele clara e cores mais brilhantes para quem tem pele escura. Por fim aplique uma camada de pó que irá finalizar a perfeita uniformização de sua pele.

 Fonte:

https://health.howstuffworks.com/skin-care/beauty/even-out-your-skin-

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *