A prática de massagem terapêutica remonta de milhares de anos. Referências à massagem aparecem em escritos da China antiga, Japão, Índia, nações árabes, Egito, Grécia (Hipócrates definiu medicina como “a arte de esfregar”) e Roma.

A massagem tornou-se amplamente utilizada na Europa durante o Renascimento. Em 1850, dois médicos americanos que estudaram na Suécia introduziram massoterapia nos Estados Unidos, onde se tornou popular e foi utilizada em uma variedade tratamentos de saúde. Com os avanços científicos e tecnológicos da medicina durante as décadas de 1930 e 1940, a massagem caiu em desuso nos Estados Unidos. O interesse pela massagem renasceu am 1970, principalmente entre os atletas.

A massagem terapêutica, pode ser indicada para uma série de benefícios a saúde inclusive para aliviar a dor , reabilitar lesões esportivas, reduzir o estresse, para relaxamento, combater a ansiedade e a depressão além de ajudar o bem-estar geral.

O termo “massagem terapêutica” engloba diversas técnicas. Em geral, os terapeutas pressionam e massageiam os músculos e outros tecidos moles do corpo, usando com mais frequência as mãos e os dedos, além do antebraço, cotovelo ou pés, em alguns casos.

Os massoterapeutas atendem em uma variedade de ambientes, incluindo consultórios, hospitais, instituições de longa permanência,  academias esportivas e de fitness. O ambiente durante a massagem deve ser calmo e relaxante.

Antes da massagem terapêutica, o profissional irá questionar o paciente sobre sintomas, histórico médico e resultados desejados. Antes da massagem poderão realizar uma avaliação através do toque, para localizar áreas doloridas ou tensas e determinar quanta pressão aplicar.

O terapeuta pode usar óleo ou loção para reduzir o atrito na pele. A sessão de massagem pode ser  breve, mas também pode durar uma hora ou até mais.

Estudos recentes  sugerem que uma única sessão de massagem terapêutica pode reduzir a ansiedade, a pressão arterial, dor e eficaz no tratamento de depressão..

Existem inúmeras teorias sobre como a massagem terapêutica pode afetar o corpo. Por exemplo, a “teoria do controle dos portões” sugere que a massagem pode fornecer estímulos que ajudam a bloquear os sinais de dor enviados ao cérebro. Outras teorias sugerem que a massagem pode estimular a liberação de certos produtos químicos no corpo, como serotonina ou endorfinas, ou causar mudanças mecânicas benéficas no corpo.

Os efeitos colaterais da massagem terapêutica podem incluir dor ou desconforto temporário, hematomas,  inchaço aumento da sensibilidade no local da massagem e alergia aos óleos que podem ser usados na massagem.

Cuidados a serem tomados:

  • A massagem vigorosa deve ser evitada por pessoas com distúrbios hemorrágicos,  com baixa contagem de plaquetas no sangue e por pessoas que usam medicamentos para afinar o sangue (anticoagulantes), como a Varfarina.
  • A massagem terapêutica não deve ser utilizada para substituir o tratamento convencional. Deve ser discutida com seu médico.

Tipos de de massagem terapêutica

1. Terapia de Amma

Este tipo de terapia corporal combina várias técnicas de massagem em uma sessão. A terapia da amma usa um movimento push-pull para rejuvenescer o corpo. O objetivo deste tipo de terapia é restaurar o fluxo de energia.

2. Massagem Ayurvédica

Esse tipo de massagem é semelhante à acupuntura, mas vem da Índia, e não da China. Com a acupressão, as massagens são realizadas em pontos de pressão específicos (marmas). O objetivo da massagem ayurvédica é curar a dor e desintoxicar o corpo.

3. Belavi

É um tipo de massagem facial, usada como tratamento de rejuvenescimento reduz rugas e estimula a hidratação da pele.

4. Massagem Terapêutica Craniossacral

Este tipo de massagem compartilha pontos em comum com os cuidados quiropráticos. A massagem é realizada no pescoço e na coluna vertebral através de um toque leve que se concentra na cabeça.

5. Massagem Esalen

Este é um método suave, projetado para curar emoções, acredita-se que  o poder do toque humano é tão forte que tem o poder de tratar problemas emocionais.

6. Shiatsu

O Shiatsu é praticado por pessoas do mundo todo e auxilia, principalmente, no combate a tensões musculares. Também é benéfico para a circulação, postura e reequilíbrio do fluxo energético.

A técnica consiste na combinação do uso dos polegares, da palma das mãos e do cotovelo, realizando pressão nas áreas com maior tensão.

Nas sessões pode ser adicionado óleos essenciais associando  os benefícios da aromaterapia – uma prática integrativa bastante antiga.

Nos estágios iniciais desta massagem, o terapeuta usará todos os seus sentidos para obter uma compreensão completa do corpo do paciente. . O objetivo deste tipo de massagem é harmonizar o corpo energeticamente.

7. Drenagem Linfática Manual

Este tipo de massagem suave objetiva melhorar o fluxo do fluido linfático do corpo, usando uma quantidade específica de pressão em um movimento circular para melhorar a circulação linfática.

8. Massagem russa

Este tipo de tratamento é usado para alívio da dor. Alterna movimentos longos e profundos com movimentos curtos e rápidos para tratamento da musculatura. Às vezes, é descrito como uma combinação de massagem sueca e massagem esportiva.

Fonte:

https://remedygrove.com/bodywork/17-Unique-and-Interesting-Types-of-Massage-Therapy

https://www.webmd.com/balance/guide/massage-therapy-styles-and-health-benefits#1

https://www.medicinenet.com/massage_therapy/article.htm

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *