Hiperpigmentação, é um distúrbio onde ocorrem  manchas na pele, que se tornam mais escuras do que as áreas circundantes da pele.

Os tipos de hiperpigmentação incluem manchas da idade, melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória.

Cada um deles, tem uma causa diferente e uma gama de tratamentos e produtos, incluindo cremes e procedimentos cosméticos.

A hiperpigmentação ocorre, quando a pele produz mais melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso pode fazer com que as manchas na pele pareçam mais escuras do que as áreas circundantes.

A hiperpigmentação afeta pessoas de todos os tipos de pele.

Algumas formas de hiperpigmentação, incluindo melasma e manchas solares, são mais propensas a afetar áreas da pele que enfrentam a exposição ao sol, incluindo o rosto, braços e pernas.

Outros tipos de hiperpigmentação se formam após uma lesão ou inflamação da pele, como cortes, queimaduras, acne e lúpus. Estes podem ocorrer em qualquer parte do corpo.

Como previnir hiperpigmentação

Embora a hiperpigmentação seja inofensiva, sua ocorrência afeta a percepção da imagem corporal. Há uma variedade de possíveis métodos de tratamento que podem ser utilizados.

Prevenindo a Hiperpigmentação:
  • Evitar a exposição ao sol. Usar filtro solar com um FPS de 30 ou superior para proteger a pele e impedir que a hiperpigmentação se torne mais escura.
  • Evitar esfregar a pele. Para evitar que a hiperpigmentação se forme após uma lesão, evite esfregar, crostas na pele e na acne.
Tratamento

Cremes tópicos

Muitas pessoas usam tratamentos tópicos para tratar a hiperpigmentação. Tratamentos tópicos incluirão ingredientes melhoram o aspecto da pele, como:

  • ácido azeláico
  • corticosteróides
  • hidroquinona
  • ácido kójico
  • retinóides, como a tretinoína
  • Vitamina C

Procedimentos cosméticos

Alguns procedimentos cosméticos também podem clarear áreas da pele para reduzir a aparência de hiperpigmentação.

Procedimentos cosméticos para hiperpigmentação incluem:

  • terapia com laser
  • luz intensa pulsada
  • microdermoabrasão

Caso opte a submeter-se a um desses procedimentos consulte um dermatologista para conhecer os possíveis efeitos colaterais e os cuidados com a pele.

Tipos mais comuns de hiperpigmentação e seus sintomas:
Tipo Sinais Onde no corpo? Quem pode apresentar
Manchas de idade, também chamadas de manchas de fígado ou manchas solares Manchas marrons, bronzeadas ou pretas que aparecem na pele com superexposição solar  Geralmente aparecem no rosto e mãos, ou em áreas expostas ao sol do corpo. Manchas de idade geralmente aparecem em idosos ou após exposição prolongada ao sol
Melasma , também chamado de cloasma ou “mancha de gravidez” Grandes manchas de cor escura Geralmente aparecem na testa, face e estômago. Mulheres, grávidas ou em uso de anticoncepcional.
Hiperpigmentação pós-inflamatória Manchas de pele escuras que aparecem após um processo inflamatório da pele, como acne e eczema. Eles geralmente aparecem no rosto ou pescoço Pessoas que tiveram inflamação ou lesão na pele
Causas da hiperpigmentação

Exposição ao sol

O corpo produz mais melanina para proteger a pele da exposição prolongada ao sol. Isso pode causar manchas escuras na pele, chamadas manchas da idade ou manchas solares.

Inflamação da pele

Áreas de pele podem escurecer depois e sofrer inflamação da pele. Isso pode incluir acne, eczema, lúpus ou uma lesão na pele. Pessoas com pele mais escura são mais propensas a desenvolver hiperpigmentação pós-inflamatória.

Melasma

Manchas mais escuras de pele podem se formar quando as pessoas experimentam alterações hormonais. Este tipo de hiperpigmentação é mais comum durante a gravidez.

Reações ao uso de drogas

Certos medicamentos, como antimaláricos e antidepressivos tricíclicos, podem causar hiperpigmentação. Nestes casos, manchas de pele podem ficar cinza. Produtos químicos em tratamentos tópicos também podem causar hiperpigmentação.

Doenças

A doença de Addison afeta as glândulas supra-renais. Pode causar hiperpigmentação em certas áreas do corpo.

A hemocromatose é uma condição hereditária que faz com que o corpo contenha muito ferro. Pode causar hiperpigmentação, tornando a pele mais escura ou bronzeada.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People image created by Rawpixel.com – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *