A maioria dos sinais de envelhecimento nas mãos, como rugas, unhas quebradiças ou pele seca, são inofensivos, porem tem um grande impacto na imagem corporal. Alguns Indivíduos podem tomar medidas para tornar as mãos mais jovens usando creme para as mãos, usando proteção para as mãos ou fazendo mudanças no estilo de vida, como parar de fumar.

O envelhecimento da pele é um processo inevitável do envelhecimento, e as mãos são um dos primeiros lugares a mostrar sinais de envelhecimento. A pele da mão é uma das áreas mais finas da pele, por isso a perda de colágeno neste local é mais perceptível.

A pele também é um dos primeiros lugares a mostrar sinais de envelhecimento, em parte devido à exposição frequente ao sol que provoca degeneração do colágeno.

 

Maneiras de manter as mãos com a melhor aparência possível

Abaixo estão algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudar a manter as mãos com a melhor aparência possível.

Certas mudanças no estilo de vida podem ajudar a melhorar a aparência das mãos.

  1. Gerencie o estresse

O estresse desencadeia a liberação do hormônio cortisol, que pode quebrar o colágeno na pele. Isso pode causar sinais de envelhecimento da pele, como flacidez e rugas.

As seguintes práticas podem ajudar a controlar e reduzir os níveis de estresse:

  • Meditação
  • Exercícios de respiração
  • Ioga
  • Tai chi
  1. Utilizar creme para as mãos

A aplicação de creme para as mãos após a lavagem ajuda a reter a umidade. Isso pode ajudar a manter a pele hidratada e evitar o ressecamento.

Usar um creme para as mãos contendo retinol pode reduzir o aparecimento de rugas, ajudando a pele a parecer mais suave.

  1. Use hidratantes à noite

Usar uma loção para as mãos com retinol ou ácido glicólico antes de dormir pode ajudar a aliviar a pele seca, rachada ou escamosa. Cobrir as mãos com luvas de algodão após a aplicação da loção pode ajudar a reter a umidade, permitindo que os ingredientes ativos tenham tempo de atuar na pele.

  1. Usar protetor solar

Aplicar protetor solar nas mãos todos os dias pode ajudar a prevenir ou retardar o envelhecimento da pele. Após a lavagem das mãos, as pessoas devem reaplicar o protetor solar para garantir proteção contínua contra os raios UV prejudiciais.

  1. Use proteção para as mãos

Usar luvas em certas circunstâncias pode ajudar a proteger as mãos e mantê-las com aparência jovem, tais como:

  • Uso de luvas de proteção para tarefas domésticas:Luvas de borracha ou látex podem ajudar a evitar que os produtos de limpeza entrem em contato com a pele das mãos, evitando assim o ressecamento da pele, irritação e unhas quebradiças.
  • Uso de luvas durante a condução:As luvas de condução podem ajudar a proteger as mãos dos raios solares, ajudando assim a prevenir o envelhecimento da pele.
  • Usar luvas no inverno:Usar luvas quentes durante os meses mais frios ajuda a evitar que a pele das mãos fique seca e escamosa. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir a formação de linhas e rugas.
  1. Parar de fumar

Fumar reduz os níveis de colágeno e elastina na derme da pele, que é a camada interna da pele. Menos fibras de colágeno e elastina na derme fazem com que a pele fique mais flácida e menos elástica.

Fumar também prejudica os mecanismos que ajudam a reparar a pele, fazendo com que os sinais de envelhecimento pareçam mais pronunciados.

Entretanto qualquer tratamento realizado na pele deve ter a orientação de um dermatologista, este é o profissional indicado para ajudar a manter a qualidade de sua pele.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *