Vários fatores podem causar feridas na boca. Quando essas feridas aparecem, geralmente são dolorosas e podem dificultar as atividades cotidianas, como escovar os dentes ou comer comida quente.

Na maioria dos casos, uma irritação leve faz com que apareça uma ferida.  Em outros casos, as feridas se formam devido às condições de saúde subjacentes. Como algumas feridas na boca podem ser contagiosas e requerer tratamento, a presença de feridas crônicas na boca,  ou de difícil cicatrização,  devem ser avaliadas por um profissional especializado.

Causas

A maioria das feridas na boca ocorre como resultado de irritação evido as seguintes causas:

→ Próteses mal ajustadas

→ Dente afiado ou quebrado

→ Queimaduras por alimentos quentes

→ Uso do tabaco

→ Uso de medicamentos como betabloqueadores

→ Consumo de alimentos altamente ácidos

→ Alterações hormonais durante a gravidez

→ Estresse

→ Deficiência de vitaminas e folatos

As doenças que causam feridas na boca incluem:

  • Candidíase oral que é uma infecção fúngica que causa manchas brancas e vermelhas na boca.
  • Herpes simples, provocado por um vírus e causa lesões bolhosas na boca e feridas genitais.

Líquen plano, uma condição crônica que causa uma erupção cutânea com prurido e inflamação na boca ou na pele. O líquen plano ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente células da pele ou membranas mucosas.Na pele, o líquen plano aparece como caroços achatados e roxos que coçam. Nas membranas mucosas, como na boca, forma manchas brancas reticuladas e, às vezes, feridas doloridas.

  • Aftas crônicas, com bordas vermelhas e achatadas e manchas brancas ou acinzentadas ao seu redor.
  • Leucoplasia, ou leucoplaquia é uma mancha ou placa branca, com bordas irregulares, que fica aderida a uma mucosa, geralmente na boca ou na vagina. É uma lesão pré-maligna, geralmente causada ao tabagismo e etilismo. Entretanto a maioria das manchas de leucoplasia é benigna. Para a maioria das pessoas, a interrupção do uso de tabaco ou álcool elimina o problema.
  • Doenças autoimunes, também podem causar feridas na boca.
  • Eritroplasia, mancha vermelha que aparece no assoalho da boca e pode ser cancerígena ou pré-cancerosa, é um termo geral para lesões ou erosões aveludadas, vermelhas e planas que se desenvolvem na boca.
  • Câncer bucal, afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior

Diagnóstico

Feridas na boca devem ser investigadas, principalmente se forem persistentes, pois podem ser o resultado de uma doença grave, o médico pode solicitar uma biópsia para verificar se há gravidade na lesão.

Tratamento

Na maioria dos casos, as feridas na boca curam sem tratamento. As feridas leves geralmente desaparecem dentro de 1 a 2 semanas.

Enquanto as feridas estão cicatrizando, alguns cuidados podem ser tomados com:

  • Excluir alimentos quentes ou condimentados da dieta
  • Abster-se de usar produtos de tabaco
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas
  • Evitar ingestão de frutas cítricas ou alimentos salgados, pois podem causar feridas.

Fonte:

ROTUNDO, Ligia Drovandi Braga et al. Há associação entre as feridas bucais por prótese dentária e risco de câncer de boca? Estudo caso-controle. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 16, n. 3, p. 705-715, 2013.

QUIRINO, Maria Rozeli de Souza et al. Avaliação do conhecimento sobre o câncer de boca entre participantes de campanha para prevenção e diagnóstico precoce da doença em Taubaté-SP. Revista de Odontologia da UNESP, v. 35, n. 4, p. 327-333, 2013.

DE LIMA CAVALCANTE, Bruna Luana; DE LIMA, Uirassú Tupinambá Silva. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing and Health, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012.

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *