Search
Close this search box.

Furúnculo – Causas e tratamentos

Furúnculo, é uma foliculite bacteriana que se transforma em um caroço cheio de pus causado devido a infecção. Pode aparecer como um botão vermelho e inchado.   Esta afecção geralmente é  causada pelo Staphylococcus aureus (S. aureus), que acomete o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor

Furúnculo, é uma foliculite bacteriana que se transforma em um caroço cheio de pus causado devido a infecção. Pode aparecer como um botão vermelho e inchado.

Esta afecção geralmente é  causada pelo Staphylococcus aureus (S. aureus), que acomete o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor. Sua principal característica é a formação de um de um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central com a presença de pus. Localiza-se principalmente em áreas de atrito, transpiração e em locais onde haja grande quantidade de folículos pilosos como nádegas e axilas.

A bactéria Staphylococcus aureus  vive comumente na superfície da pele, mas pode atingir as camadas internas através de um corte, picada de inseto ou folículo piloso infectado. Esta infiltração pode resultar em furúnculo.

Os furúnculos começam como uma pequena saliência redonda, geralmente inchada e vermelha. Durante vários dias, a lesão se enche de pus. À medida que a protuberância cresce, a pressão sobre a pele aumenta, fazendo com que o furúnculo se rompa e drene.

Aplicar uma compressa quente no furúnculo ajudará a reduzir a dor e pode estimular a ebulição a escorrer.

O médico poderá prescrever analgésicos em caso de dor e pomadas a base de antibióticos, destinada a combater as bactérias no interior do furúnculo. Ou, eles podem prescrever antibióticos orais para evitar que a infecção se espalhe para a corrente sanguínea. NUNCA USE MEDICAMENTOS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Em alguns casos, mais graves pode haver necessidade de drenar o furúnculo cirurgicamente e aplicar antibióticos tópicos na área, para combater a infecção.

O furúnculo e a pele ao redor devem ser mantidos limpos e secos. Deve-se sempre lavar as mãos com água e sabão depois de tocar em no furúnculo, para evitar a propagação da infecção. Evitar compartilhar itens de cuidados pessoais, como toalhas, lâminas de barbear ou pincéis de maquiagem enquanto a lesão estiver presente.

Fonte:

PLATA, Glaura Tinoco. Furúnculo causado por CA-MRSA: relato de caso. Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, v. 73, n. 4, 2016.

UTIDA, Hélio et al. Trombose séptica de seios cavernosos, transverso e sigmóide e de veia jugular, associada à meningite, secundária a furúnculo nasal-Relato de Caso. Arq Bras Oftalmol, v. 65, n. 3, p. 359-362, 2002.

DE ABREU, Manuela Ornelas et al. Atualização sobre tratamento medicamentoso de infecções causadas por Staphylococcus aureuse resistência a drogas antiestafilocócicas. Revista Práxis, v. 4, n. 8, 2013.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *