Significado de insônia: A insônia é um distúrbio do sono que é caracterizado pela dificuldade em manter o sono, ou diminuição do tempo de sono.

As pessoas com insônia podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:

1- Dificuldade em adormecer

2- Acorda muitas vezes durante a noite e tem problemas para voltar a dormir

3- Acorda muito cedo pela manhã

4- Sente-se cansado ao acordar

Existem algumas maneiras possíveis para diagnosticar causas e sintomas de insônia. Caso haja suspeita deste mal, a melhor forma é buscar auxílio médico à fim de que o mesmo identifique as causas, sendo que no idoso a causa mais comum está associada a disfunção da glândula tireoide. Pois a insônia é um sintoma comum de doença da tireoide.

Causas da Insônia

Insônia aguda:

  • Relacionada a stress significativo (perda de emprego ou mudança, a morte de um ente querido, divórcio.);
  • Doenças agudas ou crônicas;
  • Desconforto físico ou emocional
  • Fatores ambientais, como o ruído, luz ou temperaturas extremas (quentes ou frios) que interferem com o sono;
  • Alguns medicamentos (por exemplo, aqueles usados para tratar resfriados, alergias, depressão, pressão arterial elevada e asma) podem interferir com o sono;
  • Interferências na programação normal do sono (jet lag ou trabalho noturno).

Insonia crônica:

  • A depressão e / ou ansiedade
  • Estresse crônico
  • Dor ou desconforto durante a noite

Sendo assim algumas perguntas são fundamentais a fim de identificar as causas de insônia como:

Quais são os seus padrões de sono? Quanto tempo você leva para dormir à noite? Você acorda descansado? Exercita-se? Você bebe? Você fuma? Pois há muitos fatores que podem afetar sua capacidade de dormir.

Testes que auxiliam no diagnostico de insônia baseados nos sinais e sintomas:

1. A polissonografia

O teste do sono mais comum é chamado de polissonografia, onde o indivíduo irá passar a noite em uma clínica do sono e será monitorado durante este período.

A polissonografia é um exame útil na investigação de distúrbios do sono. O indivíduo deverá dormir com sensores fixados na superfície do corpo, de maneira a permitir que a pessoa possa movimentar-se durante o exame, não atrapalhando assim o sono. O exame é indolor. Não se usam agulhas ou instrumentos semelhantes, ou seja, o exame é não invasivo e não envolve qualquer risco.

2. Teste Múltiplo de Latência do Sono

Outro ensaio é realizado a uma clínica do sono durante o dia. O Teste das Latências Múltiplas do Sono (TLMS), também conhecido como Teste Múltiplo de Latência do Sono ou Polissonografia com Teste de Múltiplas Latências do Sono, é um exame realizado no período diurno, onde são monitorados períodos de sono durante o dia.

O TLMS visa avaliar a ocorrência de períodos de sono REM durante as sonecas e a presença de sonolência diurna, oferecendo subsídios para se avaliar a ocorrência de entidades como a narcolepsia, assim como outras que cursam com sonolência excessiva diurna.

3. Actigrafia

A actigrafia consiste em uma técnica de avaliação do ciclo sono-vigília onde é realizada o registro da atividade motora através dos movimentos dos membros durante 24 horas. Um dispositivo é colocado no punho (como um relógio de pulso) para realizar a detecção dos movimentos. Desta forma, são obtidas informações como o tempo total de sono, tempo total que fica acordado, número de despertares e latência para o início do sono. Este exame pode revelar alterações no ritmo circadiano (é representado pelo período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, é influenciado pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite).

  •  Dicas para melhorar seu sono:
  •  Procure dormir sempre no mesmo horário;
  •  Desligue a TV e o celular, isso pode alterar seu padrão de sono;
  •  Leia um livro, pode induzi-lo ao sono;
  • Tome um banho morno antes de dormir, escute uma música relaxante;
  • Mantenha o ambiente onde você dorme confortável, sem luz acesa ou barulhos que podem afastar seu sono;
  • Pratique atividade física durante o dia – Atenção não faça exercícios antes de dormir, afetará seu sono;
  • Evite fumar e ou ingerir bebida alcoólica antes de dormir a nicotina é uma substância excitatória e o álcool também.
  • Evite alimentar-se antes de dormir de preferencia coma até duas horas antes de dormir, e neste caso opte por uma refeição leve.

A Insônia pode causar irritabilidade, fadiga e dificuldade de concentração, desgastar o sistema imunológico e desta forma uma história médica detalhada e exame físico por um especialista podem ajudar a diagnosticar distúrbio do sono.Se você está tendo insônia, procure um especialista para obter formas adequadas de diagnóstico e suas causas, conheça os sintomas de insônia e comece o tratamento apropriado o quanto antes.

A insônia pode prejudicar sua qualidade de vida e o sono é indispensável para a manutenção do equilíbrio corporal, se você tem insônia busque um profissional especializado para lhe ajudar, existem clínicas do sono em muitas cidades do Brasil, verifique se na sua cidade existe uma.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *