A medida que ficamos maduros, aumenta nossa quota de desafios. Muitas vezes, sentimos que é difícil permanecermos sãos e fortes, principalmente, em relação à nossa saúde mental.

Sentimentos como tristeza e preocupação nos impedem de tirarmos o máximo de proveito de nossa vida e nem sempre, temos o apoio necessário para enfrentarmos os desafios do envelhecer.

Sendo assim devemos nos preocupar com nossa saúde mental, pois ela é um fator fundamental para a manutenção do equilíbrio corporal e bem estar e é responsável por nos fazer sentirmos confiantes, capazes de enfrentar os desafios do dia a dia.

Estar mentalmente saudável é importante, não apenas para que possamos enfrentar os desafios que a vida nos trás, mas também para que possamos manter relacionamentos saudáveis ​​com os outros. No entanto, caso a nossa saúde mental não seja tão boa quanto gostaríamos é fundamental saber o momento de buscar ajuda antes de chegar a um ponto de crise.

Alguns problemas são comuns serem encontrados, a medida que envelhecemos e alguns fatores podem contribuir para isso, tais como:

– Doença;

– Dor e perda;

– Estresse financeiro;

– Mudança de status econômico e social ( no Brasil a aposentadoria contribui muito para isso)

– Isolamento social;

– Morar só.

No entanto, há várias coisas que você pode fazer, caso perceba anormalidades, para melhorar sua saúde mental tais como:

 – Comer alimentos saudáveis (Clique para saber mais)

 – Dormir bem (Clique para saber mais)

– Fazer exercícios regularmente;

– Passar tempo com familiares e amigos;

– Compartilhe seus sentimentos com os outros, não guarde suas angustias só para você, muitas vezes seu amigo ou parente pode lhe ajudar a resolver seus conflitos;

– Pratique atividades agradáveis e relaxantes;

– Quem sabe ser voluntário em um abrigo, creche, ou hospital, a mente ocupada não se ocupa de pensamentos negativos.

Procure pensar de forma positiva, todos nós iremos envelhecer, mas o que muda em cada um de nós é a forma que encaramos os desafios que o avançar da idade nos proporciona, sabendo gerir as adversidades, fica muito mais fácil enfrentar o processo de envelhecimento.

Mas caso você perceba que está difícil e que você não consegue, busque ajuda de um profissional, médico ou psicólogo antes que entre em crise, pois quando se trata de saúde mental sempre é melhor prevenir, do que remediar.

Se precisar de ajuda procure auxilio de um profissional especializado, ele poderá lhe ajudar, procure também os centros de convivência, neles são oferecidos, cursos, oficinas de música, teatro, pintura, marcenaria, cinema e atividades recreativas que incluem bailes e festas.


Visite a página de Lazer e Negócios do site. Lá você encontrará dicas de lazer e entretenimento, que podem lhe ajudar, e melhor sua saúde mental.


 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *