A miopia é caracterizada pela dificuldade de visualizar objetos à distância. No entanto, objetos próximos são vistos de forma normal.

Podemos tratar a miopia utilizando lentes corretivas, como óculos, lente de contato, ou cirurgia a laser.

A miopia é um erro de refração, o que significa que o olho é incapaz de dobrar ou refratar a luz corretamente. O olho não focaliza a luz que entra, de modo que as imagens à distância parecem embaçadas e pouco claras.

A miopia é muito comum. A Associação Americana de Optometria estima que afeta quase 30% de indivíduos em países desenvolvidos.

Tipos de miopia

  • Miopia de Curvatura – acontece quando a córnea ou o cristalino possuem uma curvatura incomum e mais acentuada.
  • Miopia Axial – ocorre quando o globo ocular é mais longo. Evolutivo, geralmente está relacionado a graus mais elevados de miopia.
  • Miopia de índice/secundária – aparece graças a alguma degeneração ou deslocamento do cristalino e acontece em pessoas de idade mais avançada que possuem catarata ou glaucoma
  • Miopia Congênita – grau elevado de miopia desde o nascimento.
  • Miopia Degenerativa – tipo raro e grave, é progressivo e pode causar a cegueira. Costuma estar associada à lesões.

Causas e fatores de risco

A miopia ocorre quando o globo ocular é muito longo ou a córnea é muito curva. Isso significa que a luz que entra nos olhos é focada na frente da retina e não dentro dela, fazendo com que os objetos distantes sejam vistos desfocados, enquanto que os objetos próximos pareçam normais.

A retina usa a luz para formar imagens que depois envia para o cérebro. Quando a luz não conseguir focalizar adequadamente a retina, a imagem criada parecerá tremida.

Embora os cientistas ainda não conheçam as causas exatas da miopia, existem muitos fatores – como a genética – que podem aumentar a probabilidade de desenvolvê-la.

Por exemplo, as crianças que têm pais com miopia têm maiores chances de desenvolver miopia. Esse risco aumenta se pai e mão forem míopes.

Embora a miopia geralmente se desenvolva na infância, ela também pode ocorrer em adultos como resultado do estresse visual, que ocorre quando se faz uso excessivo do mecanismo de foco do olho.

Também pode ocorrer devido a outros problemas de saúde, como diabetes ou catarata.

Sintomas

Ter visão embaçada ao olhar para objetos à distância é o principal sintoma da miopia. Outros podem incluir:

  • Olhos cansados
  • Dores de cabeça
  • Estrabismo

Se começar a sentir esses sintomas, deve-se buscar atendimento com o oftalmologista.

Progressão

Embora a miopia não leve a outros problemas oculares, pode piorar à medida que envelhecemos. Isso é conhecido como alta miopia.

Neste caso, o portador tem um risco aumentado de desenvolver condições oculares adicionais. Estes podem incluir:

  • Catarata
  • Glaucoma
  • Descolamento da retina

Caso ocorra perda de visão ou outros problemas oculares, a condição se torna conhecida como miopia patológica. Isso significa que o nível da miopia é tão avançado que fez com que a parte de trás do olho começasse a se deteriorar.

Erros de refração, incluindo miopia, causam  3% dos casos de cegueira em todo o mundo.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/woman”>Woman vector created by vectorpocket – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *