Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novo estudo afirma que a obesidade aumenta o risco de câncer

Um novo estudo alerta sobre o papel da obesidade na ocorrência de  câncer. Cerca de 40% de alguns tipos de cânceres estão relacionados à obesidade, de acordo com a  pesquisa,  esses cânceres seriam evitáveis se o peso fosse mantido sob controle.

Um novo estudo alerta sobre o papel da obesidade na ocorrência de  câncer. Cerca de 40% de alguns tipos de cânceres estão relacionados à obesidade, de acordo com a  pesquisa,  esses cânceres seriam evitáveis se o peso fosse mantido sob controle.

O relatório, intitulado Vital Signs , foi realizado por pesquisadores do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) em colaboração com pesquisadores do National Cancer Institute.

Os achados são tão importantes, quanto as alarmantes estatísticas sobre a obesidade nos Estados Unidos. Entre 2013 e 2014, relatórios do CDC, afirma que de 2 entre 3 adultos foram considerados obesos ou com excesso de peso.

O excesso de peso é definido como um índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 29,9 e a obesidade é definida como um IMC de 30 ou mais, para calcular o IMC utilizamos a seguinte fórmula (peso em quilogramas dividido pela altura elevada ao quadrado) = peso/ altura

Os pesquisadores examinaram taxas de incidência de câncer usando dados da US Cancer Statistics 2014, além de analisar as tendências entre 2005 e 2014.

Mais especificamente, os pesquisadores analisaram os 13 tipos de câncer associados  ao excesso de peso e à obesidade. Estes incluem um tipo de câncer de esôfago chamado adenocarcinoma esofágico, câncer de mama pós-menopausa , câncer colorretal , câncer de endométrio, câncer de vesícula biliar e câncer de cárdia gástrica.

Além disso, os pesquisadores pesquisaram o câncer de rim , fígado e tireoide, bem como câncer de ovário e pancreático . O relatório também examinou meningioma, que é um tipo de tumor cerebral lento e o mieloma múltiplo. .

A equipe de pesquisadores agrupou e analisou os dados por sexo, idade, etnia, área geográfica e o local onde o câncer apareceu.

O estudo identificou que, em 2014, cerca de 630 000 pessoas nos EUA que receberam o diagnóstico de um dos cânceres mencionados, o que representou 40% de todos os cânceres diagnosticados.

A taxa de incidência foi particularmente elevada entre indivíduos mais velhos,  com idade igual ou superior a 50 anos. Na verdade, 2 em 3 desses cânceres ocorreram nas idades entre 50 e 74 anos.

Em termos de gênero, mais cânceres estavam ligados à obesidade em mulheres do que em homens. E mais especificamente, 55% dos cânceres que afetam as mulheres e 24% daquelas que afetam os homens estavam relacionados à obesidade.

Em relação aos cânceres associados à obesidade, estes aumentaram 7% entre 2005 e 2014. Em comparação, a incidência de câncer não associado à obesidade diminuiu 13% durante esse período. O câncer colorretal também diminuiu 23%, provavelmente devido a práticas de triagem.

Os autores do estudo acreditam que estes tipos de cânceres ter sua incidência diminuída, através de esforços para prevenir e controlar o excesso de peso e a obesidade”, e eles concluem que estratégias de controle do câncer, incluindo o uso de intervenções baseadas em evidências para promover peso saudável, podem ajudar a diminuir a incidência de esses cânceres nos Estados Unidos (local onde foi feito o estudo).

De acordo com a pesquisadora responsável pelo estudo, a  maioria dos adultos americanos pesa mais do que o recomendado – e o excesso de peso ou a obesidade colocam as pessoas em maior risco para uma série de cânceres – então essa descoberta é motivo de preocupação, manter um peso saudável, pode desempenhar um papel fundamental  na prevenção de certos tipos de câncer.

Fonte:

.medicalnewstoday.com/articles/319639.php

Crédito Imagem:

<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/medical”>Medical image created by Kjpargeter – Freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros