O óleo de neem ou nim é um extrato da árvore de nim. Alguns praticantes da medicina tradicional chinesa e ayurvédica, usam este óleo para tratar condições que variam de úlceras a infecções por fungos.
Este tipo de óleo contém vários compostos, incluindo ácidos graxos e antioxidantes que podem beneficiar a pele.
O óleo de nim deriva dos frutos e sementes da árvore de nim. Essas árvores crescem principalmente no subcontinente indiano.
O fruto do neem é uma semente que, quando tem sua casca retirada, apresenta uma amêndoa. O conjunto dessas amêndoas passa por processos de limpeza e remoção da casca e, em seguida, é triturado e prensado a frio – a partir daí é obtido o óleo de neem (também chamado por alguns de óleo de nim).
O óleo de nim é uma fonte confiável de ácidos graxos, como os palmíticos, linoleicos e oleicos, que podem manter a pele saudável. O óleo é um ingrediente popular e é encontrado em produtos para cuidados com a pele.
A folha da planta também oferece benefícios à saúde, pois contêm compostos vegetais chamados flavonoides e polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.
O óleo de nim também contém azadirachtina, um pesticida natural.
Benefícios para a pele
Estudos recentes afirmam que os extratos de óleo de nim podem ajudar a tratar uma variedade de doenças da pele, incluindo:
► acne, psoríase, eczema, micose e verrugas
Efeitos antienvelhecimento
Um estudo de 2017, avaliou os efeitos antienvelhecimento do extrato tópico de folhas de nim em camundongos sem pelos. Os pesquisadores primeiro expuseram os ratos à radiação ultravioleta B, que é prejudicial à pele. Eles então aplicaram óleo de nim na pele de alguns dos roedores.
A equipe concluiu que o óleo era eficaz no tratamento dos seguintes sintomas do envelhecimento da pele:
► rugas, espessamento da pele, vermelhidão da pele e perda de água.
Os pesquisadores também descobriram que o extrato aumentou os níveis de uma enzima produtora de colágeno chamada procolágeno e da proteína elastina.
O colágeno dá firmeza a pele, fazendo com que ela pareça firme e elástica, enquanto a elastina ajuda a manter o formato da pele.
A produção desses compostos diminui à medida que envelhecemos, podendo tornar a pele seca causando rugas e afinamento da pele
Promovendo a cicatrização de feridas
A pesquisa sugere que o óleo de nim pode ajudar a melhorar a cicatrização de feridas.
Pesquisadores especularam que os compostos do óleo de nim podem promover o crescimento de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, melhorando a cicatrização de feridas.
No combate a infecções da pele
Outro estudo avaliou as propriedades antibacterianas de produtos cosméticos contendo compostos de nim. Os autores descobriram que sabonetes contendo extratos de folhas ou cascas de nim impediram o crescimento de várias cepas de bactérias.
Riscos
A maioria das pessoas pode usar o óleo de nim com segurança. No entanto, pois o óleo de nin é considerado uma substância de “baixa toxicidade”. Pode, por exemplo, causar reações alérgicas, como dermatites de contato.
Além disso, embora a ingestão de pequenas quantidades de óleo de nim provavelmente não cause danos, consumir grandes quantidades pode causar efeitos adversos, especialmente em crianças. Estes podem incluir:
► vômito, dano hepático, acidose metabólica e encefalopatia.
Pode-se usar óleo de nim orgânico pressionado a frio. O óleo deve ter uma cor turva, marrom-amarela e um odor forte.
O óleo de nim é geralmente seguro para aplicar na pele. No entanto, é muito potente, e deve ser testado antes ser aplicado em uma área extensa da pele. Este óleo tem um odor particularmente forte. Para disfarçar, tente misturar o óleo de nim com um óleo transportador, como óleo de jojoba, coco ou amêndoa. Os óleos transportadores também ajudam a pele a absorver o óleo de nim.