Os óleos essenciais são feitos a partir da essência líquida das plantas. Esta essência é feita a partir de compostos que dão a planta seu sabor e cheiro.

Usando pressão ou vapor, os óleos são geralmente extraídos da casca, das folhas ou das raízes da planta.

Os óleos essenciais e a aroma terapia são considerados seguros para o tratamento da artrite reumatoide associados a tratamentos convencionais.

Então vamos conhecer alguns óleos essenciais indicados no tratamento da artrite reumatoide:
Eucalipto

Compostos de eucalipto demonstraram eficácia em reduzir a inflamação, o inchaço e a dor.

A maioria das pesquisas recomenda a inalação direta do óleo de eucalipto ou a adição de algumas gotas a um banho quente.

Lavanda

Lavanda tem sido usada para reduzir a dor, ansiedade e depressão.  Pode ser inalada, aplicada topicamente ou adicionada a um banho morno.

Um estudo realizado em 2016, testou os efeitos de uma mistura de 5% de óleo essencial de lavanda,  diluído em óleo de amêndoa doce no tratamento da osteoartrite do joelho.

Os participantes que massagearam 5 mililitros (mls) da mistura nas  articulações inchadas nove vezes ao longo de 3 semanas e relataram redução da dor após a primeira semana. No entanto, mais pesquisas são necessárias.

Óleo de prímula

Prímula, ou groselha preta sçao óleos essenciais conhecidos por serem ricos em ácido gama-linolênico (GLA), um tipo de ácido graxo rico em ômega-6.

Este composto ajuda a reduzir os sintomas da AR, como sensibilidade, dor nas articulações e rigidez.

O óleo de prímula também contém ácido gama-linolênico e beta-amirina, que também são compostos anti-inflamatórios.

A fundação internacional de Artrite, recomenda, que as pessoas com artrite reumatoide usem entre 540 mg e 2,8 gramas de óleo de prímula em doses divididas diariamente por pelo menos 6 meses.

Gengibre

O gengibre tem sido recomendado para pessoas com inflamação crônica e dor. Pode ser adicionado às refeições ou tomado em forma de suplementos.

O óleo essencial de gengibre pode conter outros compostos que aliviam os sintomas de artrite reumatoide.  Um estudo realizado em 2016,  descobriu que cobaias que receberam o óleo essencial tiveram taxas reduzidas de inflamação articular crônica.

Óleo de cúrcuma

Os ingredientes ativos da cúrcuma ou da curcumina possuem ação anti-inflamatórias e ajudam a melhorar a circulação.

Óleo de Basil

O Óleo de Basil contém uma grande variedade de compostos potencialmente terapêutico, este óleo essencial contém 1,8-cineole, que possui efeitos anti-inflamatórios. Também contém linalol, um composto que reduziu o inchaço em cobaias. O óleo de Basil tem um aroma quente, picante, e herbal conhecido por reduzir sentimentos de ansiedade. Este óleo proporciona grandes benefícios para a mente e o corpo devido ao seu alto teor de linalol, tornando-se uma aplicação ideal para ajudar a reduzir a sensação de tensão.

Como usar óleos essenciais na artrite reumatoide

Óleos essenciais são geralmente inalados ou de forma tópica na pele.

Coloque algumas gotas de óleo essencial em água quente e inale o vapor.

Use um difusor, que dilui os óleos essenciais em água quente e libera uma névoa perfumada.

Misture os óleos em sais de banho ou adicione-os diretamente a um banho quente.

Dilua-os em óleos veiculares e massageie a mistura em articulações doloridas, ou endurecidas.

Os óleos essenciais devem ser misturados com óleos veiculares ( óleos vegetais neutros  misturados com os Óleos Essenciais – uma vez que estes são muito concentrados – sem que estes percam as suas propriedades) antes de serem aplicados na pele. Alguns óleos veiculares mais conhecidos são:

Óleo de coco

Azeite

Óleo de jojoba

Óleo de semente de uva

Óleo de amêndoa

Óleo de argan

Mas atenção só deve ser usado óleo no tratamento de artrite reumatoide sob orientação médica.

Fonte:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/321853.php

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *